Casa especializada em tapioca faz “sushioca” e “temakioca”
Receitas comuns em restaurantes japoneses ganham versão com goma de mandioca em Salvador
Há dez anos em funcionamento, a Tapiocaria Fundo de Quintal atrai moradores e turistas ao bairro de Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. O motivo é a criatividade da dona, Carine Menezes, que prepara sua própria goma e ainda inventa variações de tapioca inspirando-se em outros pratos bem conhecidos, como temaki, sushi, pizza, lasanha, hambúrguer e rocambole. Suas receitas lhe renderam aparições em realities como o Panela de Bairro, do Bahia Meio Dia, filial da Rede Globo.
Massa de tapioca recheada e dobrada em formato de cone, o chamado temakioca vai com salmão (35 reais), camarão (30 reais), atum (25 reais) ou kani (25 reais) no interior.
Já o sushioca é feito com goma hidratada com a água de ingredientes como couve e beterraba para ganhar um toque de cor. A massa é enrolada com kani (20 reias), camarão (35 reais), atum (30 reais) ou salmão (40 reais) e depois cortada em rodelinhas para que a aparência lembre a especialidade japonesa.
Queridinha de público, a pizzaioca é mais fácil de imaginar. Trata-se de uma massa de tapioca redonda que recebe coberturas como calabresa com queijo. A versão com dois sabores rende oito fatias e custa 40 reais. O grande sucesso da casa, no entanto, é a tapioca básica, recheada de camarão, queijo de coalho e cream cheese. Sai por 25 reais.
Nenhuma das receitas foi provada pela equipe de gastronomia de VEJA SÃO PAULO.
Tapiocaria Fundo de Quintal
Praça da Revolução, N2, Periperi, Salvador (BA), tel. (71) 3408-6774
De segunda a quinta, das 16h às 22h, e de sexta a sábado, das 17h às 23h