Memorial da América Latina recebe evento de culinária oriental
A terceira edição do Festival do Yakissoba, Tempurá e Guioza oferece pedidas típicas no sábado (13) e no domingo (14)
São Paulo é uma capital com muitas influências de países do Extremo Oriente, em especial do Japão, país de onde veio uma intensa corrente migratória. Com cerca de 1 milhão de imigrantes e descendentes, é a cidade com o maior colônia japonesa fora do país asiático.
Não por acaso, os paulistanos aprenderam a amar essa culinária. Uma pequena mostra com pratos ícones dessa cozinha pode ser conferida neste fim semana. No sábado (13) e no domingo (14) entre 11h e 21h, está programada a terceira edição do Festival do Yakissoba, Tempurá e Guioza, no Memorial da América Latina. São mais de cinquenta barracas e, pelo menos 10, serão dedicadas às receitas que dão nome ao evento.
O yakissoba, encontrado nas versões carne, frango, misto, camarão, vegetariano, salmão ou isca de cação, tem preços a partir de 17 reais. No tempurá de vegetais, fritura envolta por uma massa de farinha de trigo, haverá opções que podem receber a adição de frango, bacon, frutos do mar, como camarão, mexilhão e lula. Longe de se preocupar em manter a tradição, alguns cozinheiros oferecerão sabores abrasileirados, como abóbora com-carne seca ou churrasco. As opções começam em 12 reais.
Os guiozas, um tipo de pastelzinho frito ou assado, receberão recheios de frango, porco, boi ou salmão. Apresentados em combos com dez unidades, custarão 20 reais.
Pedidas como espetos de camarão, hot-holl e temaki também também estarão na lista de receitas servidas. Sem ser exclusivamente dedicada à culinária asiática, terá ainda opções bem brasileiras, como acarajé, moqueca de peixe e baião-de-dois.
Para bebericar, os visitantes encontrarão vários estilos de cerveja, entre elas weiss, american pale ale e india pale ale. Ainda para refrescar a goela, haverá refrigerantes e raspadinhas de saquê. Das 13h às 19h, rola música ao vivo no evento.
Festival do Yakissoba, Tempurá e Guioza
Memorial da América Latina – Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
11h às 21h