Passeios ao ar livre para as férias
Quem aí está enfrentando as primeiras semanas de férias com um gostinho agridoce na boca? Eu certamente estou nesse barco! Por um lado, a gente fica numa felicidade doida de finalmente ter nossos filhos grudados na gente o dia todo. Mas a realidade de muitos pais e mães faz com que a gente tenha que “equilibrar muitos […]
Quem aí está enfrentando as primeiras semanas de férias com um gostinho agridoce na boca? Eu certamente estou nesse barco! Por um lado, a gente fica numa felicidade doida de finalmente ter nossos filhos grudados na gente o dia todo. Mas a realidade de muitos pais e mães faz com que a gente tenha que “equilibrar muitos pratinhos” nas férias. Para quem trabalha fora, às vezes não há como tirar folga no mesmo período. E, para quem trabalha cuidando da casa e dos filhos, as tarefas se multiplicam.
Bom, então, vamos dar um jeito de aproveitar o tempo que temos – não importa se é muito ou pouco – e sair para passear com os pequenos? Porque, pelo menos na minha casa, criança que fica em casa por muito tempo acaba ficando agoniada. E os pais, idem! Na sua casa também é assim?
Para evitar essa “agonia coletiva”, nada melhor do que rumar para o parque mais próximo de sua casa. Ou, se estiver com um tarde toda livre, por exemplo, aproveite para emendar um piquenique ao ar livre com um programa cultural. `
+ Festival de férias do Teatro Viradalata
E São Paulo, acreditem, é a cidade ideal para isso. Para provar isso não vou dar um exemplo, vou dar dois!
No Villa-Lobos, o passeio pode começar por um dos dois playgrounds novinhos em folha, com brinquedos criativos, que vão muito além do escorregador-balanço-gangorra. Meus filhos piraram!
De lá, dê um pulo na incrível biblioteca do parque, que tem mais de 20 mil títulos. Além do impactante hall de entrada, da caprichada seção infantil, da seção de jogos e de muitos outros pontos positivos, a biblioteca tem uma programação agitada para as férias, incluindo contação de histórias de livros infanto-juvenis, projeto de leitura para bebês, jogos sensoriais, brincadeiras… Vale a pena conferir horários pelo Facebook da biblioteca.
+ Patinação no gelo grátis no Villa-Lobos
Outra ideia é visitar o Ibirapuera munido com bicicletas, patinetes e afins para curtir o parque, especialmente se for de dia de semana, quando ele fica mais vazio. E a parte cultural fica por conta do projeto Férias no MAM (Museu de Arte Moderna).
De todas as oficinas artísticas que já levei o Theo e a Liz, as do MAM sempre foram as que mais me impressionaram e, mais importante de tudo, as que mais divertiram as crianças. A programação para os próximos dias inclui um piquenique com desenhos e esculturas comestíveis. Já participamos de um desses e foi superdivertido, cortar frutas com forminhas ou inventar uma torre com melancias e maçãs – para depois comer tudo sem dó. Também está na agenda uma oficina de aquarelas inspiradas em poesias, música para bebês, muitas histórias e até pintura sem tinta.
Por fim, boa sorte na hora de convencer os pequenos que é hora de voltar para casa! 🙂