Estudantes encaram o passado e sonham o futuro em peça sobre educação
O Circuito Mochila Cultural leva teatro gratuito a diferentes regiões de São Paulo e propõe reflexão sobre transformação social e trabalho coletivo

O espetáculo infantojuvenil O Penúltimo Sinal, do Grupo Espuma, com direção de Daniela Biancardi, acompanha uma turma de estudantes, em meio aos escombros de uma escola abandonada, que tenta reconstruir sua sala de aula.
Mas, um experimento científico sai do controle e leva os personagens a uma jornada em que eles revisitam a história da educação e repensam o futuro.
A montagem retrata a importância da educação pública e do trabalho coletivo como ferramenta de transformação social.
As apresentações integram o Circuito Mochila Cultural — Circulação pela cidade de São Paulo, levando teatro gratuito com temática educacional a diferentes regiões da capital.
No elenco estão Fábio Pazitto, Leo Braga, Luiz Fábio Torres, Angélica Müller e Yago José. Após a circulação, a peça segue em cartaz no Centro Cultural Funarte até 3/8. (60 min.).
Ocupação Artística Canhoba. Rua Canhoba, 299, Vila Fanton, Perus. Sábado (5) e domingo (6), 16h (com interpretação em libras no domingo). Complexo Cultural Funarte. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos. Tem acessibilidade. 19/7 e 20/7, 16h (com interpretação em libras no dia 20). Recomendado para adolescentes de 11 a 18 anos. Grátis até 20/7. Os ingressos podem ser retirados uma hora antes das apresentações.
Publicado em VEJA São Paulo de 4 de julho de 2025, edição nº 2951.