Cynthia Falabella dirige versão teen de comédia de Shakespeare
Na adaptação de "Muito Barulho Por Nada", publicada pelo autor britânico no século XVII, história se passa em um acampamento de férias
Sicília, fim do século XVI. Esse é o cenário para uma das comédias mais famosas de William Shakespeare (1554-1616), Muito Barulho por Nada. A trama sobre amor, inveja e amizade virou uma comédia romântica adolescente — mas sem perder a essência dada pelo dramaturgo inglês — nas mãos da atriz, diretora e professora de teatro Cynthia Falabella. “Como educadora, dou muitas aulas para jovens e crianças. Acredito que a adaptação é uma forma de eles se interessarem por Shakespeare, por literatura, teatro e poesia”, diz.
A história se passa em um acampamento de férias e gira em torno de dois casais, Beatriz e Benedito — eles negam se interessar um pelo outro —, e Hero e Cláudio — jovens apaixonados que vivem trocando declarações de amor. As relações entre eles começam a azedar quando a turma decide juntar Benedito e Beatriz e, em paralelo, a malvada Juana busca separar os casais e acabar com o amor e a amizade de todos.
+Teatro em Pinheiros reabre com peças infantis
A diretora comenta as mudanças para o público teen: “Na peça original, armam para que Cláudio acredite que há outro homem no quarto da Hero. Na nossa versão, é como se ela estivesse conversando com o crush na parte de fora do quarto. O elenco inclusive inseriu no texto o uso do termo fake news, para falar sobre as mentiras propagadas, o que dialoga muito com o nosso momento atual”. Livre. (60min).
Teatro Espaço ao Cubo. Rua Brigadeiro Galvão, 1010, Barra Funda, ☎ 91355-7979. ♿ Sáb. e dom., 15h. R$ 60,00. Até 25/9. @espacoaocubo.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 14 de setembro de 2022, edição nº 2806