‘A Botija’, em cartaz no Itaú Cultural, traz lendas do sertão
Peça infantil em cartaz desde o dia 9 aborda cultura nordestina com música e teatro

A Sala Vermelha do Itaú Cultural tem nova atração para a criançada aos domingos. Em cartaz desde o dia 9, A Botija, um Pequeno Inventário de Histórias Fantásticas do Nordeste Brasileiro reúne lendas sertanejas. O espetáculo nasceu a partir de contações de histórias que, em 2024, percorreram bibliotecas e unidades do Sesc em São Paulo. Nesta montagem, as narrativas ganham forma mais teatral, com a dramaturgia reforçada.
Inspirada na literatura oral nordestina, a peça narra a volta de três irmãos ao sertão para procurar a tal de botija de ouro, mencionada pela avó deles na infância — a busca por esse tesouro traz à tona figuras como a Caipora, a Mulher do Sonho e a Princesa da Serra.
A trilha sonora, mistura de músicas dos alagoanos Elaine Silva e Nildo Verdelinho, é executada ao vivo com viola caipira, flauta, xilofone, tambor e pandeiro. A cenografia inclui tapeçaria do artista potiguar Irapuan Júnior e peças de artesanato, e os figurinos bordados remetem à xilogravura. A direção é de Jhoao Junnior, do Rio Grande do Norte, e Maria Rosa, do Ceará, artistas que compõem o elenco. O espetáculo é acessível em libras (60min). Rec. livre.
Itaú Cultural – Sala Vermelha
Avenida Paulista, 149, tel. 2168- 1777. Tem acessibilidade. Dom. (exceto 2/3), 16h. Até 27/7. Grátis (mediante reserva de ingressos pelo site do Itaú Cultural, aberta às terças, 12h).
Publicado em VEJA São Paulo de 14 de fevereiro de 2025, edição nº 2931.