Imagem Blog

Cidade das Crianças

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Os melhores programas para as crianças e a família espalhados por São Paulo

‘A Botija’, em cartaz no Itaú Cultural, traz lendas do sertão

Peça infantil em cartaz desde o dia 9 aborda cultura nordestina com música e teatro

Por Laura Paro
15 fev 2025, 09h00
Os atores Maria Rosa e Jhoao Junnior: A Botija, no Itaú Cultural
Os atores Maria Rosa e Jhoao Junnior: A Botija, no Itaú Cultural (Damares Belchior/Divulgação)
Continua após publicidade

A Sala Vermelha do Itaú Cultural tem nova atração para a criançada aos domingos. Em cartaz desde o dia 9, A Botija, um Pequeno Inventário de Histórias Fantásticas do Nordeste Brasileiro reúne lendas sertanejas. O espetáculo nasceu a partir de contações de histórias que, em 2024, percorreram bibliotecas e unidades do Sesc em São Paulo. Nesta montagem, as narrativas ganham forma mais teatral, com a dramaturgia reforçada. 

Inspirada na literatura oral nordestina, a peça narra a volta de três irmãos ao sertão para procurar a tal de botija de ouro, mencionada pela avó deles na infância — a busca por esse tesouro traz à tona figuras como a Caipora, a Mulher do Sonho e a Princesa da Serra. 

A trilha sonora, mistura de músicas dos alagoanos Elaine Silva e Nildo Verdelinho, é executada ao vivo com viola caipira, flauta, xilofone, tambor e pandeiro. A cenografia inclui tapeçaria do artista potiguar Irapuan Júnior e peças de artesanato, e os figurinos bordados remetem à xilogravura. A direção é de Jhoao Junnior, do Rio Grande do Norte, e Maria Rosa, do Ceará, artistas que compõem o elenco. O espetáculo é acessível em libras (60min). Rec. livre. 

Itaú Cultural – Sala Vermelha

Avenida Paulista, 149, tel. 2168- 1777. Tem acessibilidade. Dom. (exceto 2/3), 16h. Até 27/7. Grátis (mediante reserva de ingressos pelo site do Itaú Cultural, aberta às terças, 12h).

Publicado em VEJA São Paulo de 14 de fevereiro de 2025, edição nº 2931.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.