Cidade das Crianças Por Blog Os melhores programas para as crianças e a família espalhados por São Paulo. Por Beatriz Imagure (beatriz.imagure@abril.com.br)
Continua após publicidade

Visitei a nova estação do Catavento e vim te contar se vale a pena ou não

O espaço de 30 metros quadrados inaugurado nessa última quarta (17) tem como tema a reciclagem e o consumo consciente

Por Alice Padilha
Atualizado em 18 jul 2019, 11h34 - Publicado em 18 jul 2019, 11h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Entre o café da manhã e o jantar, quantas embalagens descartáveis passam pela sua mão? “São produzidos no mundo aproximadamente 2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos por ano”, grita a abertura da nova estação do Museu Catavento, em letras garrafais. O dado é de um relatório do Banco Mundial. É tempo de fazer algo sobre isso – e essa é a proposta do espaço Embalagens, Resíduos e Reciclagem, inaugurado nessa última quarta (17).

    Publicidade

    Formulado em parceria com a Tetra Pak, um dos primeiros objetos interativos é uma caixa de leite em alta escala, em que os visitantes descobrem quais são as cinco camadas que fazem a caixinha: papel, alumínio e três folhas de polietileno. São esses os componentes que conservam o alimento no interior, dispensando o uso de conservantes químicos.

    Publicidade
    A enorme torre no centro da estação: essa é a quantidade de resíduo média produzida por um individuo anualmente (Divulgação/Veja SP)

    O visitante pode também contemplar uma enorme torre, que representa a quantidade de resíduo média produzida por um individuo anualmente. Em um jogo de luzes, é possível observar a torre decrescer com algumas atitudes básicas, como separação de materiais para a coleta seletiva. O momento favorito das crianças é a máquina que simula o processo de reciclagem das caixinhas, que elas podem controlar com as próprias mãozinhas usando botões e alavancas.

    Como ex-frequentadora assídua do Museu, não considero uma das instalações mais impressionantes no local. O espaço é bem pequeno – são apenas 30 metros quadrados construídos. Com essa limitação, o número de atividades interativas é bem reduzido. Passa batido ao lado de outras estações do museu, como a seção Engenho ou os laboratórios de nanotecnologia e química. Por si só, não vale a viagem – mas funciona muito bem no todo. Museu Catavento. Avenida Mercúrio, s/n Parque Dom Pedro II, 3315-0051. R$ 10,00. Terça a domingo, 9h às 17h. Gratuito às terças.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.