Kafka recebe cartas de boneca viajante em peça em cartaz no Sesc Bom Retiro
Montagem, que comemora os vinte anos da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico, é inspirada em suposto episódio real da vida do escritor
Certa vez, Franz Kafka (1883- 1924) passeava pelo Parque Steglitz, em Berlim, quando viu uma menina que, chorando, dizia ter perdido sua boneca. Para confortá-la, ele brincou que, na verdade, ela estava viajando e, se intitulando “carteiro das bonecas”, passou a enviar correspondências em nome do brinquedo à pequena.
+Dom Quixote paulistano? Musical traz visão crítica sobre formação da cidade
O episódio supostamente real da vida do escritor checo, registrado no livro Kafka e a Boneca Viajante (2009), de Jordi i Fabra, foi o ponto de partida para Carla Kinzo e Marcos Gomes escreverem Caro Kafka, em cartaz no Sesc Bom Retiro. A peça faz parte das comemorações dos vinte anos — adiadas devido à pandemia — da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico. Essa, em específico, guarda um detalhe especial: a garota Pina é interpretada por Chiara Lazzaratto, filha do diretor Marcelo Lazzaratto, que nasceu no ano de estreia da companhia. Ela contracena com Pedro Haddad, que vive Kafka, e atuou no primeiro espetáculo, em 2001. Como Chiara, a atriz Julia Alves faz sua estreia profissional no papel de Felícia, a boneca que parte para novas aventuras. A dramaturgia insere referências aos livros clássicos do autor, como A Metamorfose (1915), nas peripécias da viajante. Rec. a partir de 4 anos (60min).
Sesc Bom Retiro. Alameda Nothmann, 185, Campos Elíseos, ☎ 3332- 3600. ♿ Dom., 16h. R$ 25,00. Até 26/6. sescsp.org.br.
+Assine a Vejinha a partir de 12,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 25 de maio de 2022, edição nº 2790