Pequeno manual de primeira viagem
Em São Paulo acontecem boas provas todos os finais de semana. Mas de vez em quando é legal correr fora da cidade também. E algumas competições atraem muita gente. É o caso da Maratona do Rio de Janeiro, no próximo final de semana, que além dos 42 quilômetros oferece ainda opções de 21 quilômetros e […]
Em São Paulo acontecem boas provas todos os finais de semana. Mas de vez em quando é legal correr fora da cidade também. E algumas competições atraem muita gente. É o caso da Maratona do Rio de Janeiro, no próximo final de semana, que além dos 42 quilômetros oferece ainda opções de 21 quilômetros e 6 quilômetros – ou seja, são distâncias para todos os gostos e fôlegos, fazendo do evento uma grande festa do esporte.
Aqui, então, vão algumas dicas para quem vai fazer sua primeira prova fora de São Paulo.
# Arrume sua mala com calma e confira se colocou tudo o que precisa: short, camiseta, tênis, meias, boné, relógio – opte por roupas leves, com tecido tecnológico. Não esqueça também de suplementos, filtro solar, vaselina. Melhor levar o que você está acostumado a ter que sair caçando ou substituir por produtos que você nunca usou.
# Leia atentamente o manual do corredor ou as instruções da organização no site da prova em relação à retirada de kit, horário de largada, chip.
# Você depende do seu corpo para fazer uma boa e prazerosa prova. Cuide-se bem nos dias que antecedem o evento: alimente-se, hidrate-se e durma adequadamente.
# Mentalize o trajeto da prova e sua estratégia. Um bom plano consiste em largar mais leve, encontrar seu ritmo confortável e se manter nele até o final – seja qual for sua distância.
# Como você vai correr em uma cidade diferente da sua, atenção ao clima. Se estiver calor reavalie sua estratégia e pense em diminuir o ritmo previsto.
# No dia da prova, tome seu café com cerca de duas horas de antecedência, com alimentos que está acostumado, equilibrando carboidratos e proteínas. Evite as fibras. E hidrate-se.
# Já na corrida, controle a ansiedade e comece leve. Especialmente provas mais longas exigem foco e concentração mental. Encaixe o ritmo e siga adiante, sem sprints para não correr o risco de “morrer na praia”.
# Em uma prova é normal fazer força, sentir um pequeno desconforto a certa altura, mas você não precisa sofrer o tempo todo. Sentiu algo estranho –tontura, náuseas –, pare!
# Depois que terminar, comemore. Mas também alimente-se e se mantenha hidratado. Novamente vale o alerta: caso sinta-se mal, procure auxílio médico.