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Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
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Para você se dar bem na meia maratona

As meias maratonas estão crescendo em número de participantes e não é à toa. Os 21 quilômetros são atraentes por uma série de razões: trata-se de uma distância longa mas nem tanto (possível de concluir entre 1h20m e 2h45m); é desafiante especialmente para quem já se acostumou a ir bem nos 10 quilômetros; não requer […]

Por VEJA SP
Atualizado em 27 fev 2017, 00h47 - Publicado em 25 jul 2013, 14h33

As meias maratonas estão crescendo em número de participantes e não é à toa. Os 21 quilômetros são atraentes por uma série de razões: trata-se de uma distância longa mas nem tanto (possível de concluir entre 1h20m e 2h45m); é desafiante especialmente para quem já se acostumou a ir bem nos 10 quilômetros; não requer uma rotina tão puxada de treinos longos como na maratona e consequentemente causa menos lesões.

E em São Paulo, no próximo domingo, acontece uma meia que já entrou para a lista de corridas favoritas de muita gente: a Golden Four. Então, aqui vão algumas dicas para você curtir e se dar bem na prova.

– O frio que tem feito muita gente reclamar nos últimos dias pode ser um grande aliado. Como a temperatura está bem amena, as chances de você se dar bem são grandes.

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– Mas o frio também requer cuidado: não largue como um alucinado. A sensação de que está fácil no começo pode fazer você se empolgar e quebrar lá na frente.

– O ideal é aquecer um pouco antes de largar – uns 10 minutinhos de trote leve – ou usar os dois ou três quilômetros iniciais como aquecimento. Depois é seguir seu planejamento técnico, vencendo quilômetro a quilômetro.

– A prova teve algumas alterações no percurso, em relação aos anos anteriores, o que a deixou ainda mais rápida. E se a intenção é bater seu recorde pessoal procure se posicionar mais à frente. Mas se a ideia é apenas completar bem, abra passagem para os ligeirinhos e siga em seu ritmo.

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– A meia maratona é uma prova bacana porque você pode avançar de forma progressiva. Divida a distância em três e aumente o ritmo a cada terço. Na altura do quilômetro 15, você pode acelerar ainda mais e correr para o abraço! Isso já seria mais difícil em uma maratona…

– E vale sempre lembrar: mesmo com o frio, o cuidado com hidratação é essencial. Não deixe também de usar o carboidrato em gel, como de costume, e muita atenção na roupa que você vai usar. Vá agasalhado e proteja as extremidades. É importante usar uma roupa correta para essa temperatura mais fria.

Boa prova! Vença mais uma vez e compartilhe suas experiências aqui com a gente!

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