Imagem Blog

Corrida

Por Marcos Paulo Reis Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Como lidar com sentimento de “vazio” depois de uma maratona

A tristeza e o desânimo podem abater o corredor após a superação de um grande desafio

Por Marcos Paulo Reis
Atualizado em 6 jul 2017, 15h10 - Publicado em 6 jul 2017, 15h09
corrida
 (Latinstok/Veja SP)
Continua após publicidade

Tivemos recentemente duas importantes maratonas nacionais – Porto Alegre e Rio de Janeiro -, onde os corredores deram duro para estrear na distância ou bater seus recordes pessoais ou simplesmente concluir bem. Um desafio como esse exige preparação de alguns meses.

E muitos atletas praticamente “vivem” para esse objetivo: cumprem suas planilhas, cuidam da alimentação, reduzem os compromissos sociais. Daí vem a tão aguardada competição e, indo bem ou não, em seguida é comum aparecer um “vazio”. E agora, o que fazer depois da maratona?

A tristeza e o desânimo podem abater o corredor após a superação de um grande desafio. Mas a primeira coisa a fazer é descansar. Não é porque você completou bem os 42K e está se sentindo inteiro que deva partir para outro grande esforço logo em seguida. Não estou falando para tirar um mês de férias, mas uma semana off é mais do que recomendado. Depois, aos poucos, você vai voltando ao ritmo de treinos.

Para afastar o “vazio” pós-maratona, dentro das suas condições físicas e emocionais, você pode traçar novos planos. Sempre, claro, respeitando a recuperação do seu corpo. Dá para almejar metas tão emocionantes quanto a maratona.

Que tal focar em alcançar sua melhor marca nos 10K ou em uma meia maratona? O bom da corrida é que sempre existem possibilidades para se desafiar, seja buscando lugares diferentes, revezando a corrida de rua com a de montanha, aumentando as distâncias, buscando melhores tempos…

Continua após a publicidade

Mas não jogue toda sua energia em um desafio específico – procure sentir prazer pela corrida em si, como um todo, em todos os momentos. E lembre-se que sua vida não é só correr. Dê atenção a outros aspectos além do esporte. A atividade física deve ser uma das fontes de satisfação e alegria, mas não a única.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.