Dos pés à cabeça, o enxoval do corredor
É básico: a roupa de corrida tem que ser confortável, oferecer proteção e não limitar seus movimentos. Vamos, então, à lista dos itens necessários, dos pés à cabeça: 1) Tênis: tem que ter bom sistema de amortecimento, o que garante maior absorção de impacto – importante especialmente para quem está acima do peso. Você deve […]
É básico: a roupa de corrida tem que ser confortável, oferecer proteção e não limitar seus movimentos. Vamos, então, à lista dos itens necessários, dos pés à cabeça:
1) Tênis: tem que ter bom sistema de amortecimento, o que garante maior absorção de impacto – importante especialmente para quem está acima do peso. Você deve conhecer também o seu tipo de pisada. Em boas lojas esportivas é possível fazer gratuitamente esse teste. E antes de comprar o modelo mais bonito ou o mais tecnológico, lembre-se que nem sempre o mais caro é o melhor. Mais um detalhe: o tênis deve ser meio ou um número maior do que o que você calça normalmente, para preservar suas unhas
2) Meias: muita gente não liga, mas esse é um item que merece total atenção. Elas não podem ser grossas, de algodão, com costuras para não criar bolhas e outros incômodos. Prefira as de material sintético específico para o exercício.
3) Shorts: hoje são encontrados modelos mais largos, alguns que já vem com forros como se fossem cuecas ou calcinhas. Mesmo assim, eu recomendo que o homem use sua cueca habitual e a mulher use sua calcinha. Praticantes que estejam acima do peso – e mais sujeitos de ter assaduras provocadas pelo atrito entre as coxas – podem usar também bermudas de lycra similares às dos ciclistas por baixo do shorts ou então passar um creme anti-fricção entre as pernas.
4) Camisetas: regata, manga curta ou longa, o modelo é uma escolha individual, mas o tecido tem que ser próprio para a prática da corrida. Ou seja, tem que ser leve, arejado e oferecer evaporação eficiente do suor, evitando que a peça fique encharcada durante a atividade. As camisetas de fibra sintética são as mais recomendadas. Só não vale aquelas muito grossas – como as de time de futebol. Cuidado ainda com as etiquetas, que podem incomodar.
5) Óculos e boné: acho que vale a pena usar óculos, escuros ou de lente transparente, para proteger os olhos contra insetos, ciscos e poeira. Já o boné protege contra o sol e pode ajudar a conter o suor da testa. Em relação ao uso de filtro solar, pergunte a um dermatologista qual é o mais indicado para seu tipo de pele, que não bloqueie a transpiração, que não cause alergias e que seja desenvolvido especialmente para a prática esportiva.