Corrida Por Marcos Paulo Reis Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Dicas espertas para se exercitar no frio

O inverno começou faz uns dias, a temperatura baixou em São Paulo e tenho ouvido muita gente reclamar do frio – e isso muitas vezes é usado como desculpa para não se exercitar. Mas se você deixa de cumprir sua atividade um dia, depois outro e mais outro, quando vê, lá se foi o condicionamento […]

Por VEJA SP
Atualizado em 27 fev 2017, 01h04 - Publicado em 27 jun 2013, 13h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • FOTO: LatinStock

    Publicidade

    O inverno começou faz uns dias, a temperatura baixou em São Paulo e tenho ouvido muita gente reclamar do frio – e isso muitas vezes é usado como desculpa para não se exercitar. Mas se você deixa de cumprir sua atividade um dia, depois outro e mais outro, quando vê, lá se foi o condicionamento conquistado com tanto suor. Eu sei que é duro acordar cedo, sair da cama quentinha e encarar um dia com o céu cinzento, vento e até chuva. Mas com um pouco de força de vontade e alguns cuidados dá para ir treinar…

    Publicidade

    Saia de casa agasalhado e só tire o excesso de roupa à medida que for aquecendo o corpo. Como as partes do corpo que mais sofrem com o frio são as extremidades – mãos, pés e cabeça –, a dica é protegê-las para minimizar a perda de calor. Os homens têm tendência a ter mãos mais frias, enquanto as mulheres costumam sofrer com dores de ouvido. Então, não dispense luvas e gorros ou faixas que cubram as orelhas.

    Também é importante começar os exercícios de forma leve. Faça um aquecimento antes do treino propriamente dito: cerca de 20 minutos de trote ou corrida mais lenta do que o habitual.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    E com esse clima não parece que você corre melhor? Pois é, a nossa percepção de esforço é menor no frio. Mas cuidado para não se entusiasmar demais. Pegue leve para não sobrecarregar os músculos e o coração. Existem pesquisas que apontam aumento da mortalidade por doença cardiovascular durante o inverno.

    Quando finalmente acabar o treino, troque a roupa suada e agasalhe-se de novo. E não esqueça a hidratação. Seu corpo necessita da mesma quantidade de líquidos em qualquer estação do ano. Beba água antes, durante e depois da atividade física.

    Publicidade

    Daí você já pode voltar para casa, com o corpo inundado de substâncias que trazem bem-estar e com a sensação de dever cumprido com sua saúde, que o frio não há de tirar de você.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.