Imagem Blog

Corrida Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Corrida não é para todo mundo

É bom buscar uma atividade física para começar a sair do sedentarismo. É bom ver o movimento de corrida aumentando. Mas é preciso alertar que a corrida não é para todos – pelo menos não em um primeiro momento. Para começo de conversa, antes de sair por aí dando os primeiros passos e acelerando como […]

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 26 fev 2017, 12h59 - Publicado em 4 mar 2016, 17h10

maratona

É bom buscar uma atividade física para começar a sair do sedentarismo. É bom ver o movimento de corrida aumentando. Mas é preciso alertar que a corrida não é para todos – pelo menos não em um primeiro momento.

Para começo de conversa, antes de sair por aí dando os primeiros passos e acelerando como se não houvesse amanhã, é importante uma avaliação física. Você se sente bem? Ótimo, é um bom sinal. Mas quem pode apurar isso com mais rigor é um médico. Muitos problemas acontecem porque o indivíduo ignora alguns sinais. E se você especialmente está acima do peso, aí é que o projeto corrida tem de ser melhor avaliado. É preciso inicialmente fazer todo um trabalho de adaptação – e provavelmente você vai ter de começar com outra atividade, como caminhada. Isso não é para desanimá-lo. Afinal, quero ver você em movimento – e até correndo, mas no tempo certo.

Essa coisa de convocar todo mundo a correr, a se superar a qualquer custo, sem levar em conta cuidados essenciais, acaba popularizando o esporte de maneira errada. O preço quem vai pagar é você – e provavelmente só vai ser dar conta daqui alguns anos. Não se iluda, amigo. A corrida desgasta. E quem tem sobrepeso sofre mais as consequências com o impacto. Beira a irresponsabilidade incentivar a atividade dessa maneira.

Como tudo na vida, a corrida também é um processo. Ninguém nasceu sabendo correr. Uns tem mais facilidade do que outros, mas todos precisam seguir um planejamento para evoluir com saúde. Se você quer fazer esporte para vida toda, seja consciente e paciente. É esse o caminho.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.