Corrida Por Marcos Paulo Reis Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Corrida é tudo o que precisamos

Não canso de dizer: a corrida é um esporte democrático, simples de praticar (claro que com alguns cuidados), acessível a todos. Ajuda a emagrecer e a manter a forma, melhora os hábitos e a saúde, favorece novas e saudáveis amizades… Tem razão Haile Gebrselassie, lenda da corrida mundial, ao dizer que “a corrida é tudo […]

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 26 fev 2017, 13h20 - Publicado em 2 fev 2016, 12h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • haile

    Publicidade

    Não canso de dizer: a corrida é um esporte democrático, simples de praticar (claro que com alguns cuidados), acessível a todos. Ajuda a emagrecer e a manter a forma, melhora os hábitos e a saúde, favorece novas e saudáveis amizades… Tem razão Haile Gebrselassie, lenda da corrida mundial, ao dizer que “a corrida é tudo o que precisamos”. Detentor de mais de 27 recordes mundiais, ele deu um show de simpatia e uma verdadeira lição de motivação em sua recente passagem pelo Brasil.

    Publicidade

    Mulheres e corrida de rua: uma paixão que só cresce

    Esse é o espírito do esporte que deveria ser praticado por todos. Haile é exemplo de dedicação. Ele nasceu em uma família de dez filhos na pequena Asella, na Etiópia. Criança pobre criada no campo, em uma fazenda de plantação de arroz sem eletricidade nem água corrente, costumava correr 10 quilômetros entre sua casa e a escola todas as manhãs, fazendo o trajeto de volta toda tarde. Em sua primeira corrida, aos 16 anos, uma prova de 1 500 m contra corredores mais velhos, venceu e recebeu como prêmio um calção e uma camiseta.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Aos 19 anos, começou a brilhar vencendo os 5 000 m e os 10 000 m do Campeonato Mundial de Atletismo Júnior, em Seul, e levando uma medalha de prata na categoria juvenil do Campeonato Mundial de Cross-Country. Não parou mais. Hoje é considerado um dos maiores fundistas da história: bicampeão olímpico e tetracampeão mundial dos 10 000 m, coleciona recordes mundiais entre distâncias que vão dos 3 000 m à maratona. No mundo do atletismo, Haile tem o apelido de “Imperador” em alusão ao imperador etíope Haile Selassie e ao seu domínio das provas de fundo nos últimos 15 anos.

    Mas, mesmo com esse título nobre e com o histórico que o credencia como estrela do esporte mundial, é uma pessoa simples e acessível, que gosta do que faz e motiva os amadores. E tudo com muita alegria!

    Publicidade

    Que esse jeito Haile de ser inspire você a começar a se movimentar, a correr, a persistir, a se aperfeiçoar, a ir atrás de suas vitórias, sempre com um sorriso no rosto.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.