Conheça o corredor que irá percorrer 460 quilômetros pelas ruas da cidade
O veterano corredor Rodolfo Lucena resolveu demonstrar seu amor por São Paulo e celebrar o aniversário de 460 anos da cidade no dia 25 de janeiro fazendo o que mais gosta: ele vai percorrer 460 quilômetros por parques, ruas e avenidas da cidade, encarando asfalto, paralelepípedos ou trilhas de chão batido. + Inspire-se no Forest Gump […]
O veterano corredor Rodolfo Lucena resolveu demonstrar seu amor por São Paulo e celebrar o aniversário de 460 anos da cidade no dia 25 de janeiro fazendo o que mais gosta: ele vai percorrer 460 quilômetros por parques, ruas e avenidas da cidade, encarando asfalto, paralelepípedos ou trilhas de chão batido.
+ Inspire-se no Forest Gump de São Paulo e saiba como começar a correr
Com mais de trinta maratonas e outras provas longas de até de 100 quilômetros em seu currículo, antes de começar o tour, o Forest Gump de São Paulo conta aqui no blog um pouco mais sobre o projeto:
Você não é paulistano… Por que resolveu homenagear a cidade? Como surgiu a ideia do projeto “460 km por São Paulo”?
Sou gaúcho de Porto Alegre, gremista de coração e por tradição familiar. Mas moro em São Paulo há 32 anos. Vim para cá trabalhar e por aqui fiquei. A ideia surgiu durante uma caminhada em Canasvieiras (SC), a mesma praia onde comecei a correr. Contava para minha esposa, Eleonora, que algumas empresas já preparavam atividades especiais para o próximo aniversário de São Paulo. E imaginei que eu também poderia fazer minha homenagem. Conversa vai, conversa vem, criamos o esboço do projeto, e eu o fui aprimorando durante uns 15 dias.
Conhece bem a cidade?
Algumas regiões me são familiares e costumo correr além dos limites em que circulo normalmente para trabalho ou diversão. Mas duvido que alguém possa dizer que conhece bem a gigantesca São Paulo.
Quando você coloca o pé na estrada de fato?
Minha primeira corrida/caminhada será neste domingo (01). Imagino que o projeto todo vai durar cerca de 40 dias. O final está previsto para 12 de janeiro de 2014.
Serão quantos quilômetros diários?
A quilometragem vai variar bastante, mas, no final, a média geral deverá ficar em 11 ou 12 quilômetros por dia.
Você é um corredor experiente: qual seu volume mensal de corrida atualmente? E ele vai aumentar muito com a jornada?
Minha quilometragem varia bastante, chegando a cerca de 200 quilômetros por mês. O projeto prevê um aumento de cerca de 50% em relação a isso.
Como você vem se preparando para mais esse desafio?
Aumentei minha quilometragem semanal e diminui os intervalos entre treinos. Reorganizei treinos de força e terei apoio extra de fisioterapia e massagem.
Terá companhia pelo caminho? Como se juntar a você nessa empreitada?
Em alguns dias, terei convidados especiais, como líderes comunitários, escritores, artistas e estudiosos da cidade (o escritor Ricardo Lísias e o artista de rua Elvis da Paulista estão entre os confirmados). Vamos correr ou caminhar pela região significativa para o convidado. Além disso, em alguns dias vou divulgar antecipadamente os locais de treino para que eventuais interessados possam se somar ao projeto. Tudo será anunciado em meu blog e no meu Facebook e Twitter.
Vai registrar histórias e tirar fotos dos locais por onde passar?
Sim, essa é a essência do projeto. Contarei histórias dos lugares, farei fotos, falarei sobre minhas impressões da região ou minhas memórias a respeito do local visitado, com fotos, mapa e vídeos. Tudo será registrado diariamente no meu blog.
Qual a sua expectativa, o que espera encontrar pela cidade?
A corrida é uma pauta aberta. Vou seguir meu nariz de coração e olhos bem abertos, tentando sentir e revelar o pulso da cidade.
Poderia citar alguns pontos da capital que fazem parte do seu roteiro?
Não tenho nenhum trajeto completamente definido, pois vou construí-los a cada dia. Mas pretendo passar ou usar como ponto de partida de minhas corridas alguns marcos da cidade. Entre eles estão Pico do Jaraguá, Trilha da Pedra Grande, no Parque Estadual da Cantareira, Parque Ecológico do Tietê, Cidade Universitária (USP), Estádios Pacaembu, Allianz Parque (antigo Palestra Itália) e Nicolau Alayon (do Nacional), Praça da Sé, Entorno do Estádio Itaquerão, Parque do Carmo, Percurso da São Silvestre, Parque da Independência, Paraisópolis, Heliópolis, Capão Redondo, Parelheiros, Zoológico e Jardim Botânico.