Grandes personagens gays do cinema
Aproveitando a Parada Gay, que acontece nesse domingo, e a estreia de ‘O Golpista do Ano‘, fizemos uma lista dos 8 personagens gays mais marcantes do cinema. Eles são diferentes em suas trajetórias e histórias, mas chamam atenção nos seus filmes. Confira:. STEVEN RUSSELL Filme: ‘O Golpista do Ano’ (2009) Intérprete: Jim Carrey Steven Russel […]
Aproveitando a Parada Gay, que acontece nesse domingo, e a estreia de ‘O Golpista do Ano‘, fizemos uma lista dos 8 personagens gays mais marcantes do cinema. Eles são diferentes em suas trajetórias e histórias, mas chamam atenção nos seus filmes. Confira:.
STEVEN RUSSELL
Filme: ‘O Golpista do Ano’ (2009)
Intérprete: Jim Carrey
Steven Russel está casado e tem uma vida pacata junto a sua esposa, quando sofre um grave acidente de carro. Enquanto se recupera, Steven subitamente assume que é gay e muda sua formar de viver a vida, agindo de forma intensa e inconsequente.
A comédia conta com a participação de Ewan McGregor (Philip Morris) e Rodrigo Santoro (Jimmy Kemple). Por incrível que pareça, ela é baseado em fatos reais. Confira mais informações, como fotos, trailers e horários de exibição.
.
ENNIS DEL MAR
Filme: ‘O Segredo de Brokeback Mountain’ (2005)
Intérprete: Heath Ledger
Foi o filme que consagrou Heath Ledger como um grande ator e lhe rendeu uma indicação ao Oscar. A história relata a experiência homossexual entre dois jovens pastores que começam a se descobrir no próprio relacionamento. Após se afastarem do trabalho, cada um trilha sua própria vida. É nesse contexto que Ennis se envolve com a mulher com a qual se casa e tem um filho.
O longa relata claramente a dificuldade e a complexidade da auto-descoberta, principalmente em uma tradicional realidade homofóbica. Além da reflexão proposta pelo roteiro, as dificuldades e proibições de exibição da fita em diversos países expõem o atraso e o forte preconceito que ainda existem.
.
LADY DI
Filme: ‘Carandiru’ (2002)
Intérprete: Rodrigo Santoro
Lady Di é um detento transexual do Carandiru que pretende se casar e que faz o teste de HIV com o médico que visita a prisão, para garantir a saúde de seu relacionamento. Ao revelar seu histórico sexual, conta que se prostituiu e que teve mais de dois mil parceiros dentro do presídio. Apesar da variedade, o único amor de Lady Di é o Sem Chance (Gero Camilo). Eles se casam numa cerimônia ‘tradicional’ improvisada com direito a vestido de noiva. Ambos têm resultado negativo no teste da Aids.
.
GIA CARANGI
Filme: ‘Gia’ (1998)
Intérprete: Angelina Jolie
Conhecida como uma das mulheres mais belas da década de 70, Gia Carangi tornou-se um mito entre as modelos. Ao contrário do padrão de personalidade das mulheres dessa profissão, Gia se vestia de forma mais despojada, não se maquiava no dia-a-dia e era assumidamente lésbica.
Com um início de carreira difícil, ela decolou ao ser capa da Vogue em 79. Obteve muito sucesso, mas decaiu ao tornar-se viciada em drogas pesadas como cocaína e heroína. Essa vida desregrada a levou ao óbito por AIDS, com apenas 26 anos. Para que sua morte não fosse em vão, Gia queria que sua história fosse contada e que as pessoas aprendessem com os erros dela. Foi o que o diretor Michael Cristofer fez ao criar um longa sobre sua vida.
.
IDGIE THREADGOODE
Filme: ‘Tomates Verdes Fritos’ (1991)
Intérprete: Mary Stuart Masterson
Vivendo em um asilo, Ninny Threadgoode conta a história de sua parente Idgie, uma menina que viveu na década de 1920 e foi contra todas as regras que a sociedade da época impunha. Num período em que as mulheres não tinham voz, Idgie era independente e ganhava a vida como dona de um restaurante. Contra a vontade de todos, ela era amiga dos negros, aos quais servia diariamente em seu estabelecimento, sem cobrar nada.
A perda do irmão em um acidente deixa a personagem fortemente abalada. Isso a aproxima de Ruth Jamison, com a qual vive uma amizade intensa e cheia de obstáculos. Apesar do livro no qual o filme se baseia tratar claramente da relação homossexual entre as duas, o filme mantém isso nas entrelinhas.
.
RICHARD BROWN
Filme: ‘As Horas’ (2002)
Intérpretes: Jack Rovello (criança) e Ed Harris (adulto)
‘As Horas’ se passa em três diferentes épocas: 1923, 1951 e 2001. Em cada período, acompanhamos a vida de mulheres que estão relacionadas com o livro ‘Mrs. Dalloway’. Em 1923, a própria autora da obra, Virginia Woolf (Nicole Kidman), vive um período angustiante de sua vida e cogita o suicídio. Em 1951, Laura Brown (Julianne Moore) é uma dona de casa, mãe de uma criança e grávida de outra, que quer fazer uma festa de aniversário para seu marido. Já em 2001, Clarissa Vaughn (Meryl Streep), organiza uma festa para o poeta Richard Brown pela premiação por uma de suas publicações.
Apesar de Clarissa também ser uma personagem homossexual, o destaque é Richard. Contaminado pelo vírus HIV, ele tem sua vida destruída pela doença. Além disso, o personagem vive um drama pessoal, atormentado pelo seu passado. O longa recebeu oito indicações ao Oscar, incluindo a de melhor filme. Venceu na categoria Melhor Atriz (Nicole Kidman).
.
ALVO PERCIVAL WULFRICO BRIAN DUMBLEDORE
Filmes: ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’ (2001); ‘Harry Potter e a Câmara Secreta’ (2002); ‘Harry Potter e a Ordem de Azkaban’ (2004), ‘Harry Potter e o Cálice de Fogo’ (2005); ‘Harry Potter e a Ordem da Fênix’ (2007); ‘Harry Potter e o Enigma do Príncipe’ (2009)
Intérpretes: Richard Harris (nos dois primeiros filmes) e Michael Gambo (do terceiro filme em diante)
Dumbledore é o personagem mais querido entre os pottermaníacos, ídolo dos que vivem no mundo da magia e o bruxo mais poderoso da história. Em toda a trama (tanto no filme quanto no livro) não se fala de nenhum relacionamento amoroso nos 151 anos de vida do feiticeiro.
Porém, numa em entrevista coletiva em 19 de outubro de 2007, JK Rowling revelou que o diretor da escola de bruxos é homossexual. Apesar de não fazer parte do enredo, essa revelação explica fatos que não poderiam ser entendidos na trama original, como o envolvimento irracional de Dumbledore com Grindelwald, que foi o grande vilão antes de Lord Voldemort.
.
HARVEY MILK
Filme: ‘Milk’ (2008)
Intérprete: Sean Penn
Indicado a oito estatuetas, inclusive melhor filme, Milk foi premiado com o Oscar de melhor ator e melhor roteiro original. O longa é baseado na história de vida de Harvey Milk – o primeiro gay assumido a ser eleito para um cargo público da Califórnia. O ativista se tornou uma referência na luta pelos direitos dos homossexuais, contagiando todos que o cercavam. Foi essa luta que o transformou em líder político, conseguindo apoio de grandes nomes, inclusive do conservador presidente Reagan.
Existe uma propensão à caricaturização quando se interpreta esse tipo de personagem, mas o ator, abraçando a proposta do roteiro, não caiu nessa armadilha. A atuação de Sean Penn foi um dos maiores destaques do longa. Ele discursou pela causa homossexual na premiação do Oscar: “Eu acho que é um bom momento para quem votou contra o casamento gay sentar e refletir. E antecipar a vergonha, perante seus netos, se continuarem pensando dessa forma”
E você, lembra de mais algum personagem? Comente!
+ Confira as baladas para a semana da Parada Gay
+ Parada Gay: confira atrações e dicas de segurança
+ Parada Gay: confira os serviços de metrô, trem e ônibus
+ Gay Day acontece neste sábado (5), no Playcenter