Ettore Scola: Cinemateca celebra os 80 anos do cineasta italiano
Por Camila Taira O diretor italiano Ettore Scola completa 80 anos nesta terça (10). Para comemorar a data, a Cinemateca Brasileira organiza uma mostra com nove longas, entre eles “Um Dia Muito Especial”, com Sophia Loren e Marcello Mastroianni, e “Feios, Sujos e Malvados”. A retrospectiva Ettore Scola 80 Anos traz todos os filmes em […]
Por Camila Taira
O diretor italiano Ettore Scola completa 80 anos nesta terça (10). Para comemorar a data, a Cinemateca Brasileira organiza uma mostra com nove longas, entre eles “Um Dia Muito Especial”, com Sophia Loren e Marcello Mastroianni, e “Feios, Sujos e Malvados”.
A retrospectiva Ettore Scola 80 Anos traz todos os filmes em película distribuídos no Brasil. “É uma grande oportunidade para o público assistir a filmes que estavam anos sem passar nos cinemas, como ‘Mario, Maria e Mario’”, diz Marcos Kurtinaitis, programador da mostra, citando a comédia que estreou em 1993.
Um dos grandes nomes do cinema italiano, Scola começou a carreira como roteirista, produtor, assistente de direção e se arriscou até como ator. Sua estreia como diretor foi no longa “Fala-se”, de 1964. Sua filmografia inclui quase 40 filmes, muitos estrelados por atores de peso como Vittorio Gassman, Nino Manfredi e o próprio Mastroianni. Seu último lançamento foi “Gente de Roma”, de 2003.
A mostra Ettore Scola 80 Anos ficará em cartaz até dia 22 de maio. Os ingressos para filmes em película custam R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia). Exibições em DVD terão sessões gratuitas. São eles: “Feios, Sujos e Malvados”, “Nós que Nos Amávamos Tanto” e “A Viagem do Capitão Tornado”.
+ Veja a programação completa e imagens de alguns filmes que estão na Mostra Ettore Scola 80 Anos