Imagem Blog

Cine Vejinha

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Tudo sobre cinema, estreias e os melhores filmes
Continua após publicidade

“Histórias que Só Existem Quando Lembradas”

Por Tiago Faria Filha da cineasta Lúcia Murat (do recente “Uma Longa Viagem”), a carioca de 32 anos escolheu um ponto de partida arriscado para seu primeiro longa-metragem de ficção: integrar elementos do documentário às liberdades do realismo fantástico. Embora a ideia seja mais fascinante que a realização, não são raros os encantos de um […]

Por VEJASP
Atualizado em 10 set 2024, 17h05 - Publicado em 6 jul 2012, 18h31
 (/)
Continua após publicidade

Por Tiago Faria

historias-que-so-existem-quando-lembradas

‘Histórias que só Existem Quando Lembradas’: atmosfera onírica

Filha da cineasta Lúcia Murat (do recente “Uma Longa Viagem”), a carioca de 32 anos escolheu um ponto de partida arriscado para seu primeiro longa-metragem de ficção: integrar elementos do documentário às liberdades do realismo fantástico. Embora a ideia seja mais fascinante que a realização, não são raros os encantos de um filme capaz de seduzir (muito) lentamente o espectador — principalmente aquele disposto a embarcar numa proposta delicada e contemplativa. Após pesquisar o cotidiano do Vale do Paraíba, Julia compôs a fictícia Jotuomba, cidade-fantasma onde vive a septuagenária Madalena (papel de Sonia Guedes). Nada especial parece acontecer no cotidiano dessa mulher. Todos os dias, ela faz pão para o armazém de Antônio (Luiz Serra), atravessa a linha de trem, vai à missa e almoça com os velhos amigos. Essa rotina morosa sofre um baque com a chegada de Rita (Lisa E. Fávero). A jovem fotógrafa logo nota um ar de estranheza na região. Os portões trancados de um cemitério, por exemplo, parecem impedir a morte das pessoas. Exibido em mais de vinte festivais, entre eles Veneza, o drama se influencia pela atmosfera onírica de uma parte da produção oriental dos últimos anos, representada por autores como Hirokazu Koreeda, de “O que Eu Mais Desejo”, para criar um ambiente simultaneamente poético e árido, sem fronteiras entre passado e presente.

Continua após a publicidade

+ Os melhores filmes em cartaz; salas e horários
+ Onde assistir a “Histórias que Só Existem Quando Lembradas”

AVALIAÇÃO: ✪✪✪

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.