Imagem Blog

CASACOR Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Tendências de decoração, arquitetura, design e paisagismo com curadoria
Continua após publicidade

Objetos de arte e design lúdicos roubaram a cena na CASACOR SP 2021

Essas esculturas, quadros e – acredite! – até luminárias contribuíram para criar a ilusão de se estar em uma casa de verdade

Por Giovanna Jarandilha/CASACOR
Atualizado em 11 mar 2022, 12h17 - Publicado em 11 mar 2022, 11h00
Objetos lúdicos CASACOR São Paulo 2021
(Reprodução/Veja SP)

Onde quer que se olhe, um item lúdico para se surpreender e querer levar para casa: assim foi a CASACOR São Paulo em 2021, que espalhou pelos seus ambientes objetos de decoração não usuais e totalmente fora da caixinha que brincaram com a percepção do público sobre o que é “arquitetura de verdade”. Afinal, o que seria de um lar realístico sem uma peça de décor com uma história engraçada por trás que vira xodó dos seus convidados?

Seja pela surpresa que geram, ou o ar de leveza que trouxeram aos ambientes, é inegável que a arte lúdica foi hit na mostra. Muito mais explorado do que nos outros anos, em 2021, as peças lúdicas trouxeram de volta a graça e o alívio de uma vida pré-pandemia – e que bom!

Abaixo, listamos algumas ideias que conquistaram o público – e a nós, da redação – que estiveram na mostra paulistana. Confira!

Continua após a publicidade

1. O urso gigante do Quarto Noah

 

Gregory Copello - Quarto Noah. Ambiente da CASACOR São Paulo 2021.
Gregory Copello – Quarto Noah. Ambiente da CASACOR São Paulo 2021. (MCA Estudio/Veja SP)

É preciso começar do começo. Como não lembrar do gigante urso que fazia as vezes de anfitrião no Quarto Noah? O projeto de Gregory Coppello, estreante na mostra paulistana, conseguiu encaixar em suas pequenas dimensões um grandioso urso de madeira sem pesar no visual do ambiente – que, com vocação minimalista, foi planejado como um templo do relaxamento e da meditação.

Continua após a publicidade

2. Todo o ambiente Galeria Perspectiva

 

Ana Weege - Living Galeria Perspectiva. Ambiente da CASACOR São Paulo 2021.
Ana Weege – Living Galeria Perspectiva. Ambiente da CASACOR São Paulo 2021. (Evelyn Müller/Veja SP)

Ana Weege elevou o conceito de design lúdico a outra potência e criou um ambiente onde, verdadeiramente, tudo onde os olhos pousam tem caráter lúdico. Mas alguns itens valem uma menção especial, como é o caso da mesinha em formato de milho que atrai toda a atenção para si assim que se adentra o ambiente. Vale destacar também a obra de arte em forma de lata de sardinha aplicada na parede sobre o sofá e o espelho com uma pegada psicodélica ao fundo da composição.

Continua após a publicidade

3. As mãos no ambiente de Pedro Luiz de Marqui

 

Pedro Luiz de Marqui - Estúdio Liberdade. Ambiente da CASACOR São Paulo 2021.
Pedro Luiz de Marqui – Estúdio Liberdade. Ambiente da CASACOR São Paulo 2021. (MCA Estúdio/Veja SP)

Há muito sobre o que elucidar no ambiente de Pedro Luiz de Marqui. Seja o provocativo quadro sobre a cama ou as obras coloridas na sala de estar, há dois itens que podem ter passado batido pelos olhos menos treinados: as duas mãos penduradas de formas diferentes no ambiente. Uma delas, em forma de luminária, é como uma luva de borracha que aponta, com seu “dedo” indicador, a lâmpada que cumpre a função de abajur ao lado da cama.

Continua após a publicidade

A outra, ainda mais escondida, está sobre a divisória de espelho fosco que separa o quarto do banheiro da suíte. A sutil peça segura entre as pontas dos dedos um lenço de pano. Genial, não é?

4. As frases espalhadas pela mostra

 

Studio Roca. Casa Égide. Ambiente da CASACOR São Paulo 2021.
Studio Roca. Casa Égide. Ambiente da CASACOR São Paulo 2021. (MCA Estúdio/Veja SP)

Na mostra como um todo foi possível encontrar instalações pelas paredes com frases das mais diversas temáticas: desde para fazer rir, para causar espanto e até para provocar uma reflexão, como é o caso desta da Casa Égide. Posicionada sobre a cabeceira da cama, a frase “é tudo fantasia” foi emoldurada por um papel dourado com um leve reflexo e uma moldura de madeira clara.

5. O nadador da Casa Tempo

 

Ticiane Lima - Casa Tempo. Ambiente da CASACOR São Paulo 2021.
Ticiane Lima – Casa Tempo. Ambiente da CASACOR São Paulo 2021. (MCA Estúdio/Veja SP)

Do lado de fora da Casa Tempo, uma tiny house equipada com tudo necessário para o viver, havia um espelho d’água que circundava todo o perímetro da residência. Para brincar com a água que ali estava, Ticiane Lima decidiu incluir, nos painéis de madeira que revestem o ambiente, um pequeno mergulhador – com bóia, touca e tudo mais.  Sob um trampolim dourado, o pequeno nadador tem grandes chances de ter passado despercebido pelos visitantes menos atentos.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.