Carta ao Leitor: Mundo virtual X real
Redatora-chefe Alice Granato escreve sobre a estreia da Gamescom em São Paulo, a foto de capa realizada com uso de IA e outros destaques da edição
São Paulo recebe na semana que vem (de 26 a 30) a maior feira de games do mundo, a Gamescom, que movimenta uma indústria bilionária de jogos eletrônicos. É a primeira vez na América Latina. Aqui, ganha o nome de Gamescom Latam, e os números são estrondosos. A reportagem de Sérgio Quintella traz todos os detalhes.
Como estamos antecipando a feira, que nem montada estava, chamamos o ilustrador Marcelo Calenda, do estúdio Revolut, para criar uma imagem para a capa. “Usei inteligência artificial e retoque digital”, revela. Contudo, nos óculos de realidade virtual do garoto (criado por ele) tem uma imagem real: a fotografia da Avenida Paulista com a Torre Transburti, do consagrado artista plástico Antonio Peticov. A torre colorida, feita de neon, instalada em 1995, se tornou icônica, mas há cerca de um ano e meio foi retirada, para tristeza do artista e de quem passa pela Paulista.
“Creio que ela deveria ser tombada, pois já fazia parte do perfil da cidade”, afirma Peticov. Por falar em tombamento, o sebo Desculpe a Poeira — festejando 10 anos —, do jornalista Ricardo Lombardi, é a prova de que é possível resistir ao tempo.
Na Mural SP, trazemos a obra-protesto da artista Lais Myrrha para o absurdo (para dizer o mínimo) PL 1904 antiaborto: Aborte Essa Ideia.
Em VEJA SP Viagem, a ótima notícia de que companhias áreas estão estudando voos diretos entre São Paulo e Búzios, o que tornará a visita ao balneário fluminense ainda mais convidativa aos paulistanos.
Publicado em VEJA São Paulo de 21 de junho de 2024, edição nº 2898