Por que os cães cheiram seus ânus? Como voltam sozinhos para casa?
Alexandre Rossi explica as funções e possibilidades do olfato dos cachorros
Nós, seres humanos, não levamos o olfato tão a sério, pois dependemos muito mais da visão: somos seres predominantemente visuais. Mas para muitas espécies de animais, inclusive os cachorros, o olfato é o sentido mais importante.
Captar emoções
Além de identificar odores no ambiente, o olfato pode reconhecer emoções e ritmos biológicos. Várias espécies de animais podem entrar no cio na mesma época, quando convivem juntas, e o olfato tem papel importante nesse fenômeno.
Cheiros também conseguem fazer com que animal se sinta mais ou menos relaxado. Por exemplo: se o cão tiver acesso a algum local da residência em que haja o cheiro do tutor, ele processará essa informação no seu cérebro e ficará mais relaxado quando estiver sozinho em casa.
Comunicação
Cães também utilizam vários odores para se comunicar. Cheiros de invasores podem gerar demarcação com urina em um local mais alto e sinalizar para outros o tamanho daquele que marcou antes. Por isso, muitos cachorros tentam fazer xixi em locais cada vez mais altos (alguns até “plantam bananeira”, o que pode ser cômico).
Outra forma de marcação com odor é raspar o chão com as patas, como se estivessem ciscando, para aumentar a área demarcada com o odor das glândulas sudoríparas, localizadas nas patas.
Outra questão que muita gente não sabe: quando cães se conhecem, se cheiram na região perto do ânus, pois ali há uma glândula com cheiro bem evidente e individual do animal. Trata-se, portanto, de um comportamento natural, um verdadeiro ritual entre os cães, equivalente ao aperto de mãos dos humanos e, portanto, não devemos impedi-los de se conhecerem assim.
Aqui vale uma dica: cuidado quando cães se conhecem durante o passeio para as guias não se enrolarem.
Localização
É pelo olfato também que os cães são capazes de encontrar o caminho de casa. Os cheiros familiares viajam quilômetros e quilômetros, mas vão se dissipando. Entretanto, os cães (e também os gatos) possuem uma espécie de bússola interna que permite a eles direcionar a marcha para o local de onde vem o odor que querem alcançar. E quando se aproximam do local familiar, identificam também os sinais visuais e sonoros.
Estimular é bacana!
Uma dica de brincadeira interativa que os cachorros costumam adorar e estimula o poderoso sentido do olfato é o “caça ao tesouro”. Basta mostrar ao cachorro um brinquedo que ele adora, esconder sem que ele veja o local e estimulá-lo a procurar. Rapidamente ele irá buscar pistas olfativas e será direcionado ao esconderijo!
Por Alexandre Rossi, zootecnista, especialista em comportamento animal e sócio-fundador da Cão Cidadão.