Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Bichos

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Tudo sobre o mundo pet

Hípica responde críticas e publica vídeo de cavalo sendo pintado

Ibama notificou organizadores de colônia de férias que chamou crianças para colorir animal

Por Carolina Giovanelli
Atualizado em 24 jul 2018, 15h04 - Publicado em 23 jul 2018, 17h12
O cavalo após a atividade de pintura (Reprodução/Instagram)
Continua após publicidade

Uma atividade realizada durante um acampamento de férias em Brasília causou barulho na internet nesta segunda (23). A denúncia que rodou as redes sociais falava sobre a colônia da Hípica de Brasília, na qual as crianças foram convidadas a pintar um cavalo branco com tinta guache.

Protetores de animais chamaram a atitude de maus-tratos e inundaram a página da instituição no Facebook com críticas. Em ação conjunta com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), o Ibama notificou neste domingo (2) a Cavalo e Companhia, organizadora da atração.

De acordo com nota do órgão, foi exigida “a apresentação do programa pedagógico que justificou a iniciativa, além de laudo veterinário que ateste as condições de saúde dos animais usados no evento”. A resposta deverá ser encaminhada em até cinco dias e servirá de base para a definição das medidas a serem adotadas.

Outro lado

Em réplica à polêmica, a Escola de Equitação da Sociedade Hípica de Brasília se pronunciou por meio de nota: “(…) Essa atividade (idealizada em conjunto com a pedagoga parceira da escola e aprovada pelo veterinário que atende nossos animais) produz efeitos positivos, pois as crianças se aproximam de forma mais natural do cavalo, e as que estão receosas perdem o medo. (…)

Importante frisar que temos ampla experiência e vivência na interpretação de sinais e linguagem emitida por cavalos e éguas, de forma que podemos afirmar que não houve ali qualquer sinal de descontentamento do animal. (…) Na esfera veterinária, possuímos laudo técnico atestando que a tinta é inofensiva ao cavalo. Durante todo o tempo de contato com o animal, as crianças foram orientadas por instrutores de equitação, visando garantir a segurança de todos e o respeito aos cavalos.

Continua após a publicidade

A postagem de uma foto do cavalo à espera da ducha após a pintura, ou seja, fora de seu real contexto e sem mencionar o que estava acontecendo de fato na ocasião, não mostra o compromisso da escola com as boas práticas e o amor aos nossos animais, tampouco o carinho que o cavalo estava recebendo das crianças.”

A escola publicou um vídeo no Facebook mostrando a ação de pintura:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 49,90/mês