Técnica promete melhorar a pele do rosto com lâmina de barbear
A prática tem sido adotada por algumas mulheres, mas dermatologista faz alerta
Mulheres depilando o rosto com espuma e lâmina de barbear? Sim, a prática, tipicamente masculina, tem sido adotada por algumas delas.
Tudo começou em 2016, quando o jornal inglês Daily Mail publicou uma matéria afirmando que o contato da lâmina com a pele provoca uma renovação celular, que estimula a produção de colágeno e ajudaria a manter a pele mais firme. Será?
A blogueira americana Huda Kattan aderiu à técnica e, em março do mesmo ano, colocou um vídeo no YouTube raspando seus pelos do rosto. O filme tem quase 4 milhões de visualizações.
Nele, Huda garante que, além de melhorar a fixação da maquiagem, celebridades como Marilyn Monroe e Elizabeth Taylor usavam a técnica para manter a pele “fina como um pêssego”.
“Depois de passar a lâmina no rosto, a pele fica mais lisinha, firme e suavizada”, explica a blogueira. No vídeo, ela ensina o passo a passo de como se “barbear”. Assista:
Note que Huda brinca com a tradicional lâmina de barbear masculina. Ela explica, no entanto, que para o rosto é necessário o uso de navalhas mais delicadas, o que ajudaria no processo chamado microdermoabrasão, tipo de peeling que combate pequenas cicatrizes, linhas finas e ruguinhas. Ela chega até a raspar os cabelos menores que nascem na testa. “A ideia não é louca como parecem”, garante a blogueira.
Os dermatologistas fazem alertas sobre o uso da lâmina. “O uso só é benéfico para quem não tem alergia às lâminas. Algumas mulheres aderem a essa técnica para fazer depilação porque é menos dolorida que cera quente. Mas é bom ficar claro: usar a navalha não produz nenhum efeito de renovação celular, porque o toque é bem superficial”, explica a dermatologista Daniela Petri, do Hospital Sírio-Libanês, que atende também em um consultório na Bela Vista.
Quem resolver entrar para esse time deve tomar cuidado com cortes e irritações. “O tratamento mais indicado para renovação celular, firmeza e melhora de colágeno é outro e chama-se microagulhamento, feito com diversas agulhas esterilizadas e de aço cirúrgico”, finaliza Daniela.