Contorno facial: como fazer em seis passos
Desde que fiz um post com algumas fotos de antes e depois de contornos faciais, recebi inúmeras mensagens de leitoras me perguntando como reproduzir a técnica em casa e quais produtos usar. + O esmalte azul de Giovanna Antonelli Com ajuda da maquiadora Tatiana Donadio, do Studio W Alphaville, criamos um passo a passo com seis […]
Desde que fiz um post com algumas fotos de antes e depois de contornos faciais, recebi inúmeras mensagens de leitoras me perguntando como reproduzir a técnica em casa e quais produtos usar.
+ O esmalte azul de Giovanna Antonelli
Com ajuda da maquiadora Tatiana Donadio, do Studio W Alphaville, criamos um passo a passo com seis etapas para fazer o contorno perfeito. O tutorial fotográfico inclui também os produtos usados e algumas dicas para o resultado ficar ainda mais natural. Confira.
Passo 1 – Primer
Com a pele limpa e hidratada, use um primer para controle de oleosidade em todo o rosto e em especial na zona T (testa, nariz e têmporas). Esse produto ajuda a disfarçar poros abertos, minimizar rugas e linhas de expressão e prolongar a durabilidade da maquiagem. “Passe o creme massageando no sentido do centro do rosto para as orelhas, isso ajuda a drenar e dar viço à pele”, ensina Tatiana.
Passo 2 – Base
Aplique uma base com tonalidade próxima à da pele e use um pincel para espalhar bem o produto. Finalize com uma esponjinha de látex. “A esponja deixa o resultado ainda mais natural e com textura bem fininha”, explica Tatiana. Ela usou o pincel nº 1 e esponja nº 2 do quadro de acessórios (ao final do texto).
Passo 3 – Corretivo
Use um corretivo iluminador para disfarçar olheiras e iluminar a região ao redor dos olhos. “Eu costumo usar em forma de um triângulo, descendo das olheiras até as bochechas, para não dar o temido efeito panda”, revela.
Passo 4 – Luz e sombra
O contorno nada mais é do que a consagrada técnica de luz e sombra aplicada à maquiagem. “Em geral, iluminamos o que queremos projetar e dar volume e escurecemos o que desejamos afinar e dar menos destaque”, conta.
+ Dez famosas antes e depois da franja
No passo a passo, usamos uma base mais clara no centro da testa, têmporas, cantinhos do nariz e queixo. Já na raiz do cabelo, maxilar e abaixo das maçãs do rosto foi usada uma base mais escura. O tom mais escuro também é aplicado nas laterais do nariz, para afiná-lo. Confira na imagem acima (clique para ampliar).
Passo 5 – Esfumando
Aplicados os corretivos nos locais estratégicos, é hora de esfumar. O ideal é usar um pincel chanfrado, de preferência com cerdas de fibra ótica, que espalham melhor o produto. Os movimentos devem ser circulares. “Comece esfumando a testa, depois desça para o nariz e finalize nas maçãs do rosto. Troque o pincel no meio do caminho se ele estiver muito sujo, para não acumular produto”, mostra Tatiana. O pincel nº 3 do quadro de acessórios é indicado para essa fase.
Passo 6 – Blush e rímel
Com o contorno já finalizado, o blush rosado é aplicado nas maçãs para dar vida ao visual. Recomenda-se aplicar também um pouco de iluminador nas têmporas e realçar as sobrancelhas (que acabam apagadas pelo excesso de base e corretivo). Nos lábios, usamos apenas um hidratante para deixar a maquiagem natural.
Finalizado
Depois de finalizado o passo a passo da pele, você pode optar por um visual mais natural ou incrementar a maquiagem com olhão esfumado, boca vermelha, etc. Na primeira foto, mostramos o resultado do contorno sozinho, apenas realçado por blush e rímel, como no passo acima. E aí? O que acharam da mudança?
+ Dermablend voltará a ser vendida no Brasil
Os produtos usados
(Clique na imagem para ampliar)
Um agradecimento especial à linda da Adriana Naccarato, personal stylist que topou ser a modelo do nosso ensaio. Gostaram do visual dela?
Dúvidas e comentários sobre o post no box abaixo. Prometo responder todos!
Fotos: Rogério Canella