Sesc Pinheiros inaugura mostra inspirada no livro ‘Um Defeito de Cor’
Com curadoria da escritora Ana Maria Gonçalves, ao lado de Marcelo Campos e Amanda Bonan, a mostra resgata o momento histórico do século XIX
O romance Um Defeito de Cor (2006), da escritora mineira Ana Maria Gonçalves, inspira e dá nome à nova exposição do Sesc Pinheiros.
Com curadoria da própria autora, ao lado de Marcelo Campos e Amanda Bonan, a mostra resgata o momento histórico do Brasil Império (1822-1889) para discutir os contextos sociais, culturais, econômicos e políticos do século XIX e seus desdobramentos nos dias de hoje.
É um paralelo com a história contada na obra, que ganhou o prêmio Casa de las Américas, sobre a jornada de uma mulher africana escravizada no Brasil, nascida nos anos 1800, em busca de um filho perdido.
São 372 peças, entre arte têxtil, fotografias, instalações, cartazes, pinturas e esculturas, de artistas nacionais e estrangeiros, de diferentes épocas, divididas em dez núcleos expositivos, que se espelham na dezena de capítulos do livro.
Dentre os destaques do acervo, estão fotografias como Tessi Sodokpa — Cotonou (2009), de Marcio Vasconcelos, e os figurinos e croquis do desfile de Carnaval deste ano da Portela, que teve samba-enredo inspirado no texto.
Sesc Pinheiros. Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, ☎ 3095-9400. ♿ Ter. a sáb., 10h30/21h. Dom. e feriados, 10h30/18h. Grátis. Até 1o /12. sescsp.org.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 26 de abril de 2024, edição nº 2890