Flávia Junqueira leva carrossel gigante à mostra na Zipper Galeria
Artista paulista, conhecida pelas fotos encenadas de balões em teatros pelo país, acaba de estrear a individual 'Rêverie'
Um carrossel “flutua” sobre o espaço na individual de Flávia Junqueira, Rêverie, na Zipper Galeria, com texto curatorial de Carollina Lauriano. A artista paulista, conhecida pela série de fotografias encenadas com balões em teatros por todo o país, apresenta uma obra giratória de quase uma tonelada, que fica suspensa a dois metros do chão, em um ambiente espelhado com cenografia como cortinas, iluminação e fumaça.
Para criar a instalação, especialmente para o espaço, Flávia levou quase um ano. “Já fiz trabalhos com carrosséis, mas esse é inédito porque vamos fazê-lo flutuar num passe de mágica”, diverte-se ela. “Falamos com a Associação das Empresas de Parques de Diversão e tivemos reuniões com engenheiros, para obter laudos de segurança”. A certificação é necessária por se tratar de um carrossel real — apesar de ninguém poder utilizá-lo devido à suspensão. A peça veio de um parque itinerante de São Paulo. Segundo a própria artista, a inspiração resulta de uma extensa pesquisa sobre a memória da infância.
Formada em artes plásticas pela Faap e doutora pelo Instituto de Artes da Unicamp, ela explora em sua obra elementos do imaginário infantil há catorze anos. Além do interesse pelo tema, há também uma relação pessoal. “Coleciono brinquedos e vou muito a parques”, conta. “Espero gerar (com o carrossel) uma abstração da realidade, ao resgatar uma memória afetiva nos adultos e criar novas nas crianças”. Atualmente representada por galerias no Brasil, Estados Unidos, Espanha e Alemanha, a artista está trabalhando em um livro sobre seu trabalho, ainda sem data de lançamento, e preparando outras exposições em São Paulo e no estado de Idaho, nos EUA.
Zipper Galeria. Rua Estados Unidos, 1494, Jardim Paulista, ☎ 4306-4306. ♿Seg. a sex., 10h/19h. Sáb., 11h/17h. Grátis. Até 27/4. zippergaleria.com.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 22 de março de 2024, edição nº 2885