Exposição de Mundano apresenta obras feitas de materiais descartados
'Resíduos Mundanos' está em cartaz na Galeria Parede Viva com mais de noventa peças, produzidas a partir de matéria-prima que não pode ser reciclada
Materiais descartados viram obras de arte na mostra Resíduos Mundanos, de Mundano, em cartaz na Galeria Parede Viva.
O artista e ativista é fundador dos projetos Pimp My Carroça, que estiliza e reforma carrinhos de reciclagem, e Cataki, aplicativo que aproxima os profissionais da coleta dos geradores de resíduos.
Mundano expõe mais de noventa peças, produzidas a partir de matéria-prima que não pode ser reciclada ou cuja reciclagem gera contaminação de água potável, emissão de gases poluentes e gasto de energia.
A Última Ceia (2023) é uma releitura com colagem e pintura do icônico afresco de Leonardo da Vinci em que a mesa está repleta de embalagens e alimentos desperdiçados.
Prato Feito (2023), uma instalação, apresenta um prato em grandes dimensões “servido” com resíduos de plástico, em sua maioria tampinhas de garrafas.
Esta é a segunda etapa da exposição em São Paulo, após uma temporada em novembro. A curadoria é de Maria Luiza Meneses.
Galeria Parede Viva. Rua Gustav Willi Borghoff, 378, Barra Funda, ☎ 3034-2375. Qua. a sex. e todo último sáb. do mês, 14h/18h. Até 31/3. Grátis. @paredeviva.
Publicado em VEJA São Paulo de 26 de janeiro de 2024, edição nº 2877