Pinacoteca abre mostra de Gervane de Paula e instalação de José Bento
'Caminho de Guaré' traz três esculturas e 'Como é bom viver em Mato Grosso' reflete sobre questões socioambientais e políticas do Centro-Oeste
A Pinacoteca abre neste sábado (23) a instalação Caminho de Guaré e a mostra Como é bom viver em Mato Grosso. Com curadoria de Lorraine Mendes e Jochen Volz, a primeira é do escultor baiano José Bento, uma composição especial para o museu. A instalação é formada por três esculturas de madeira: Morrotes (2024), massas topográficas criadas a partir de serragens, com diferentes aromas, Arco Íris (2024), um “arranha-céu” de grãos de feijão de madeira, e Ar (2021), cilindros de oxigênio, também feitos de troncos de árvores.
Por sua vez, a exposição, assinada pelo curador Thierry Freitas, tem 58 obras do cuiabano Gervane de Paula, dos anos 70 até os dias atuais. Suas fotografias, pinturas, esculturas e instalações refletem sobre questões socioambientais e políticas do Centro-Oeste.
Pinacoteca. Praça da Luz, 2, ☎ 3324-1000. ♿ Qua. a seg., 10h/18h. R$ 30,00 (grátis aos sábados). Até 1/9. pinacoteca.org.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 22 de março de 2024, edição nº 2885