Paulo Pasta exibe inéditas em novo prédio da Almeida & Dale
O endereço antes abrigava a Millan; mostra reúne série de óleos sobre tela ou papel de pequeno formato do artista de 66 anos

Viagem ao Redor do Meu Quarto, que abre neste sábado (26), traz uma série inédita de pinturas de Paulo Pasta. Reúne, majoritariamente, óleos sobre tela ou papel de pequeno formato do artista de 66 anos, seguindo a pesquisa desenvolvida desde a década de 1980, pautada pela tensão entre cor, tempo, figuração e abstração.
É também a primeira exposição da Almeida & Dale no endereço que antes abrigava a Millan — em março, as duas galerias se uniram na operação sob o nome da Dale, que está em um processo de expansão. A concepção da mostra inaugural é de André Millan, diretor artístico do espaço expositivo, a partir da semelhança que percebeu entre o formato da nova área — que passou por uma reforma — e o ateliê de pasta.
A coincidência acabou por influenciar a natureza introspectiva da exposição e inspirou pasta a nomeá-la com o título do livro homônimo de Xavier de Maistre (1763–1852). Escrita durante o confinamento compulsório do autor francês em seu próprio quarto, a obra propõe uma viagem interior por meio da observação minuciosa de objetos e sensações provocadas pelo espaço íntimo — movimento que ecoa na produção pictórica do artista paulista.
Outros destaques são fotografias de Bob Wolfenson, tanto do ateliê de pasta quanto do novo galpão da galeria durante as obras de reforma.
Enquanto inaugura o espaço expositivo no térreo do galpão de três andares, o plano da Almeida & Dale, no futuro, é de instalar áreas de vendas e produção no segundo andar e, no terceiro, um pequeno auditório dedicado a encontros, lançamentos e atividades de formação.
Almeida & Dale. Rua Fradique Coutinho, 1360, Pinheiros, ☎ 3882-7120. → Seg. a sex., 10h/19h. Sáb., 11h/15h. Grátis. Até 14/6.
Publicado em VEJA São Paulo de 24 de abril de 2025, edição nº 2941.