Obra com 9 000 balões é exibida na Japan House
Instalação, localizada no térreo, tem assinatura do duo nipônico Daisy Balloon
Quatro anos depois de exibir uma escultura feita de espuma, do artista Kohei Nawa, a Japan House apresenta na mostra Equilíbrio uma instalação feita com 9 000 balões, de autoria do duo nipônico Daisy Balloon, formada por Rie Hosokai e Takashi Kawada.
O trabalho está localizado no térreo do centro cultural, tem 11 metros de comprimento e 3 metros de altura. Os balões vistos por lá foram desenvolvidos especialmente para a instalação. Eles têm uma camada externa de película polarizada que cria, com a incidência da luz, um reflexo que traz cores, semelhantes às notadas na aurora boreal.
O aspecto etéreo do conjunto, junto a um percurso que deixa o visitante mais solto, nos remete ao título da mostra, que, pelo jeito, parece indicar que o tal do equilíbrio é mais dinâmico do que queremos imaginar em planners e outras ferramentas de organização.
A exposição tem entrada gratuita e vai até 28 de novembro. É preciso agendar o passeio em: tinyurl.com/k7jejdjk. Há recursos de audiodescrição, como libras e elementos táteis, além de uma proposta de mediação desenvolvida pelo educativo do centro cultural.