Conheça as duas novas galerias que inauguram na Travessa Dona Paula
Vila em Higienópolis passa a ter pelo menos doze espaços de arte
Um dos principais pontos de encontro das artes visuais em São Paulo, a Travessa Dona Paula, em Higienópolis, ganha, em dezembro, mais duas galerias, que farão companhia a pelo menos outros dez espaços de arte ali localizados: as galerias A Gentil Carioca, Zielinsky e Sardenberg, a Coleção Moraes-Barbosa, os programas de residência artística Ybytu e Casa Onze, os espaços Ateliê397 e Desapê (projeto dedicado a livros de artista e espaço expositivo), o selo Celeste e a editora Piscina Pública Edições.
Marli Matsumoto abre espaço anexo
A Marli Matsumoto Arte Contemporânea, que funciona desde 2021 na Vila Madalena, abriu a Marli Matsumoto Arte Contemporânea Anexo. O local divide a casa de número 7 da Travessa Dona Paula com a Desapê, galeria estabelecida no ambiente desde 2024, com quem terá uma programação independente, e pretende se voltar à investigação crítica e ao desenvolvimento de propostas experimentais, como um complemento à sede.
A exposição inaugural é Em Alguma Parte. Organizada pelo artista Juan Casemiro, a coletiva reúne obras de nove artistas que interseccionam pintura, escrita e performance. No mesmo período, a Desapê recebe Fora da Lombada, uma seleção de livros-caixas.
Marli Matsumoto Anexo. Travessa Dona Paula, 7, Higienópolis. Ter. a sex., 11h/19h. Sáb., 11h/17h. Grátis. Até 7/2.
Conheça a nova galeria Pórtico
A Travessa Dona Paula se prepara para receber, também, a Galeria Pórtico, no próximo dia 16. Dos sócios Adolfo Caboclo e Alexandre Zákia, o espaço de 100 metros quadrados busca repensar o papel da galeria de arte na atualidade, operando como um laboratório de práticas artísticas, espaço de investigação e plataforma de circulação de ideias.
Ela abre com O Desencaixar das Coisas, com trabalhos de dezesseis artistas, emergentes e consagrados. Há fotografias de Lucimélia Romão e do angolano Edson Chagas, vídeo do português José Maçãs de Carvalho, além de pinturas, objetos e instalações de nomes como o do poeta visual Omar Khouri, de Neno del Castillo e de Peter de Brito.
A galeria também lança, junto à sua inauguração, o Clube Pórtico de Colecionadores, com 50 vagas. Ao longo de 2026, os membros receberão edições exclusivas de gravuras criadas especialmente para o projeto. A seleção de obras do primeiro terá curadoria de Omar Khouri, sob o tema Poesia Intersemiótica.
Pórtico. Travessa dona Paula, 116, Higienópolis. Ter. a sex., 10h/19h. Sáb., 10h/17h. Grátis. Até 14/2.
Publicado em VEJA São Paulo de 5 de dezembro de 2025, edição nº 2973.
Caso Ângela Diniz: o que aconteceu com Doca Street depois de matar namorada?
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?
Francisco Bosco: “Há uma confusão entre a crítica ao machismo e a crítica aos homens”
Cidade Matarazzo ganha o formidável complexo gastronômico Mata Città
Natal no Parque Ibirapuera tem árvore de 57 metros e Casa do Papai Noel





