Millan reúne obras inéditas de Vivian Caccuri sobre a catarse da música
Artista paulistana pesquisa sobre a capacidade do som de alterar o estado mental e o comportamento social das pessoas
Obras inéditas da paulistana Vivian Caccuri estão expostas na Millan. Com texto do curador Bernardo José de Souza, Mão invisível apresenta um conjunto de doze desenhos feitos em carvão e giz pastel, além de uma escultura que usa papel como matéria-prima.
A inspiração da artista para a série vem de uma experiência específica: os festivais de música. Ela faz parte de sua pesquisa sobre o som e sua capacidade de alterar o estado mental e o comportamento social das pessoas.
Vivian é conhecida por criar obras de grande escala com paredões de som e instrumentos musicais. Os desenhos sempre fizeram parte do seu trabalho, como um esboço dos projetos, mas são apresentados agora de forma autônoma pela primeira vez.
+ Exposição no Itaú Cultural mostra olhar inédito de Claudia Andujar
As peças retratam pessoas em transe, em alguns casos sugadas por vórtices, criando uma atmosfera que paira entre o caos e o êxtase. A artista reflete sobre o potencial dessa experiência para criar um mundo distópico. A “mão invisível” da mostra corresponde à força da música em estimular os corpos.
Millan. Rua Fradique Coutinho, 1.430, Pinheiros, ☎ 3031-6007. → Seg. a sex., 10h/19h. Sáb., 11h/15h. Grátis. Até 4/5. millan.art.