Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Arte ao Redor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo

Livro raro de Cecília Meireles que só tem dois exemplares é exibido em SP

Primeiras edições de obras de escritoras brasileiras compõem exposição na Academia Paulista de Letras

Por Ana Mércia Brandão
29 Maio 2025, 19h03
espectros-cecilia-meireles
Capa de 'Espectros', de Cecilia Meireles: direto da Biblioteca Peck Pinheiro (Wanezza Soares/Veja SP)
Continua após publicidade

Abre nesta sexta-feira (30), na Academia Paulista de Letras, a exposição A presença feminina na literatura brasileira: um caminho difícil, formada por 71 edições raras de obras de 49 escritoras brasileiras. Os livros vêm da coleção de mais de 20 000 exemplares do Instituto Peck Pinheiro, formado pelo casal Romulo Pinheiro e Patrícia Peck. 

Com livros do século XVIII ao XXI, a mostra vai exibir obras raras, incluindo primeiras edições de autoras como Teresa Margarida da Silva e Orta – a mais antiga de 1777 –, Nísia Floresta, Clarice Lispector e Adélia Prado, além de manuscritos e correspondências.

Um dos destaques é a exibição de Espectros (1919), primeira obra de Cecília Meireles (1901-1964), com poemas escritos na adolescência. Renegado pela autora, só existem duas cópias conhecidas do livro. Há ainda obras de Maria Firmina dos Reis, Patrícia Galvão (Pagu), Hilda Hilst, Cora Coralina, Lygia Fagundes Telles, entre outras.

espectros-cecilia-meireles
Interior de ‘Espectros’ (Wanezza Soares/Veja SP)

A ideia da mostra é reconstituir um ambiente de trabalho feminino, destacando a intimidade e as dificuldades enfrentadas por essas autoras. Monitores da Faculdade de Letras da USP estarão disponíveis para guiar os visitantes.

Continua após a publicidade

A abertura é marcada por um seminário, das 9h30 às 17h, com a presença de Mary Del Priore, Bruna Lombardi, Djamila Ribeiro, Gabriela Priori e Maria Adelaide Amaral. Para participar das palestras, é necessário inscrição pelo email: secretaria@academiapaulistadeletras.org.br.

Academia Paulista de Letras. Largo do Arouche, 324, República. Qui. a dom., 10h/17h. Grátis. Até 27/6.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.