‘Histórias Brasileiras’ revisita memória da Independência em bicentenário
Em exposição no MASP, ocupa primeiro e segundo andar, e faz revisão crítica sob o olhar das diferentes narrativas que formam a história do país
Histórias Brasileiras reúne 380 trabalhos de cerca de 250 artistas em memória ao bicentenário da independência. A exposição reflete a história do país sob uma perspectiva que busca mostrar a diversidade de narrativas que a constituem.
+ Masp recebe primeira mostra individual de Joseca Yanomami
Os trabalhos em exibição são divididos em diferentes núcleos, de acordo com os temas. Bandeiras e Mapas, com curadoria de Lilia Moritz Schwarcz e Tomás Toledo, questiona os emblemas pátrios, por exemplo.
Em paisagens e Trópicos, é possível encontrar obras como Natureza Morta 1 (2016), fotografia de Denilson Baniwa, que apresenta a silhueta de um indígena morto na Floresta Amazônica, em denúncia ao desmatamento e à invasão das terras originárias.
+ Relação entre seres humanos e a natureza é tema central em mostra de Claudia Jaguaribe
O espaço Mitos e Ritos tem uma pintura de Rosina Becker do Valle, Amalá na Floresta (1971), em referência aos rituais e crenças de matriz africana. Rica em cores, a tela retrata fiéis em uma celebração com muita comida e música diante de uma paisagem rica em verde e uma grande cachoeira.
Boa notícia: além das terças, as entradas no museu também serão gratuitas às quintas durante setembro e outubro.
Masp. Avenida Paulista, 1578, ☎ 3149-5959. ♿ Ter., 10h/20h. Qua. a dom., 10h/18h. R$ 50,00 (grátis às ter. e qui.). Até 30/10. masp.org.br.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 7 de setembro de 2022, edição nº 2805