Google lança no Brasil aplicativo que combina selfies e obras de artes
Ferramenta Art Selfie está disponível gratuitamente para Android e IOS. Conjunto inclui oitenta retratos da Pinacoteca
O Google Arts & Culture, projeto da gigante americana voltado para difusão de artes visuais, lançou ontem (11) o aplicativo Art Selfie no Brasil. A ferramenta, disponível gratuitamente para os sistemas Android e IOS, compara as fotos dos usuários com retratos pertencentes de mais de 1.600 obras de arte. No total, 500 delas pertencem a museus brasileiros.
Nos Estados Unidos, os internautas já brincam com app desde janeiro deste ano. Na América Latina, o Brasil é o primeiro país a receber a funcionalidade. Uma novidade do app por essas bandas é a digitalização de um conjunto de 80 retratos da Pinacoteca, que inclui O Caipira Picando Fumo (1893, de Almeida Júnior, e O Mestiço (1934), Cândido Portinari. Ainda há outros nomões nessa leva, como Anita Malfatti e Pedro Alexandrino.
Paulo Vicelli, diretor de relações institucionais do museu, conta que o processo para digitalização das obras começou no segundo semestre do ano passado e vem de encontro com um desejo da Pina. “É uma forma de conversar com públicos que não são habitués de museus e também ajuda a internacionalização do acervo, já que as obras podem ser combinadas com selfies de usuários do mundo inteiro”.
Em coletiva, Peter Sheld, coordenador de produtos do Google Arts & Culture, falou que as fotos não são usadas para outros fins, garantindo assim a privacidade dos usuários.