Imagem Blog

Arte ao Redor - Por Mattheus Goto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo
Continua após publicidade

Feiras ArPa e MADE acontecem simultaneamente no Pavilhão Pacaembu

Os eventos de arte e design reúnem mais de cem expositores, com destaques como homenagem a Paulo Mendes da Rocha (1928-2021) e obras de Silvana Mendes

Por Tomás Novaes
Atualizado em 26 Maio 2023, 10h34 - Publicado em 26 Maio 2023, 06h00

As feiras ArPa, de arte contemporânea, e MADE, de design, ocuparão o Pavilhão Pacaembu — tenda de 4 000 metros quadrados instalada durante a reforma do estádio — entre quinta-feira (1º) e domingo (4).

A primeira, que estreou em 2022, retorna em seu formato intimista, com 52 expositores e até três artistas por estande. “A gente segue com o projeto de mostrar a pluralidade do mercado nacional, mas também construindo intercâmbios com a cena latino-americana”, conta Camilla Barella, diretora do evento.

Imagem mostra poltrona colorida em meio a aldeia indígena
Uma das poltronas do Paulistano Xingu: projeto iniciado por Paulo Mendes da Rocha (1928-2021). (Andre Sigwalt/Divulgação)

Entre os destaques, a mostra da maranhense Silvana Mendes, apresentada pela dupla Lima Galeria e Almeida & Dale, com colagens a partir de retratos de pessoas negras do período colonial.

Simultaneamente, a MADE — Mercado Arte e Design chega à sua 11ª edição. “A gente mantém a proposta de fazer uma grande exposição de design autoral, porém com foco comercial”, conta Waldick Jatobá, diretor geral e curador do evento, ao lado de Bruno Simões.

Entre os 51 expositores, um dos projetos especiais é o Paulistano Xingu, homenagem ao arquiteto Paulo Mendes da Rocha (1928-2021). “Vamos expor esse projeto da Naná Mendes da Rocha, filha dele, que foi iniciado pelo Paulo. São cinco tecidos únicos criados por artistas da aldeia Kamayurá, no Xingu, que vestem a poltrona Paulistano”, conta Waldick.

Continua após a publicidade

A designer falará sobre o trabalho na programação da Sala MOS, espaço inédito com bate-papos. Pavilhão Pacaembu. Praça Charles Miller, s/nº, 97292-3551. Qui. a sáb., 13h/20h30. Dom., 11h/18h. R$ 60,00. arpa.art e mercadodeartedesign.com.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.