Feiras ArPa e MADE acontecem simultaneamente no Pavilhão Pacaembu
Os eventos de arte e design reúnem mais de cem expositores, com destaques como homenagem a Paulo Mendes da Rocha (1928-2021) e obras de Silvana Mendes
As feiras ArPa, de arte contemporânea, e MADE, de design, ocuparão o Pavilhão Pacaembu — tenda de 4 000 metros quadrados instalada durante a reforma do estádio — entre quinta-feira (1º) e domingo (4).
A primeira, que estreou em 2022, retorna em seu formato intimista, com 52 expositores e até três artistas por estande. “A gente segue com o projeto de mostrar a pluralidade do mercado nacional, mas também construindo intercâmbios com a cena latino-americana”, conta Camilla Barella, diretora do evento.
Entre os destaques, a mostra da maranhense Silvana Mendes, apresentada pela dupla Lima Galeria e Almeida & Dale, com colagens a partir de retratos de pessoas negras do período colonial.
Simultaneamente, a MADE — Mercado Arte e Design chega à sua 11ª edição. “A gente mantém a proposta de fazer uma grande exposição de design autoral, porém com foco comercial”, conta Waldick Jatobá, diretor geral e curador do evento, ao lado de Bruno Simões.
Entre os 51 expositores, um dos projetos especiais é o Paulistano Xingu, homenagem ao arquiteto Paulo Mendes da Rocha (1928-2021). “Vamos expor esse projeto da Naná Mendes da Rocha, filha dele, que foi iniciado pelo Paulo. São cinco tecidos únicos criados por artistas da aldeia Kamayurá, no Xingu, que vestem a poltrona Paulistano”, conta Waldick.
A designer falará sobre o trabalho na programação da Sala MOS, espaço inédito com bate-papos. Pavilhão Pacaembu. Praça Charles Miller, s/nº, 97292-3551. ♿ Qui. a sáb., 13h/20h30. Dom., 11h/18h. R$ 60,00. arpa.art e mercadodeartedesign.com. ■