Museu do Ipiranga tem mostra com móveis brasileiros antigos
Com abertura nesta terça (11), 'Sentar, guardar, dormir: Museu da Casa Brasileira e Museu Paulista em diálogo' traz peças produzidas a partir do século 16
O Museu do Ipiranga reúne 146 móveis produzidos entre os séculos 16 e 21 em Sentar, guardar, dormir: Museu da Casa Brasileira e Museu Paulista em diálogo. Com abertura nesta terça (11), a exposição temporária reúne peças dos acervos das duas instituições que apresentam soluções para as três ações humanas do título e abordam heranças indígena, portuguesa, afro-brasileira, além daquelas ligadas às imigrações.
Organizada pela finalidade, a mostra traz em Sentar, por exemplo, um raro exemplar de uma cadeira de dentista portátil e a icônica poltrona paulistano, criada por Paulo Mendes da Rocha.
Já a ala Guardar apresenta móveis utilizados para armazenar roupas, cartas, documentos e valores, enquanto Dormir evidencia as diversas formas de deitar e descansar ao longo de 500 anos no Brasil.
A curadoria é de Paulo César Garcez Marins e Maria Aparecida de Menezes Borrego, docentes do Museu Paulista, com Giancarlo Latorraca, arquiteto e ex-diretor técnico do Museu da Casa Brasileira.
Museu do Ipiranga. Rua dos Patriotas, 100. ☎ 2065- 8000. Ter. a dom., 10h/17h. Grátis. Até 29/9. museudoipiranga.org.br
Publicado em VEJA São Paulo de 7 de junho de 2024, edição nº 2896