Obras inéditas de Emanoel Araujo são exibidas em mostra no Farol Santander
Exposição tem mais de setenta trabalhos do fundador do Museu Afro, englobando toda sua carreira
O Farol Santander inaugura, nesta sexta-feira (7), Emanoel Araujo – Embates Construtivos, que traz mais de setenta obras do fundador do Museu Afro Brasil, incluindo trabalhos nunca antes exibidos ao público.
Com curadoria de Fábio Magalhães, as obras foram reunidas de acervos institucionais e coleções particulares, incluindo a Coleção Santander Brasil, para mostrar a produção multifacetada do artista morto em 2022, que também foi curador, gestor e pesquisador.
São esculturas, pinturas, relevos e gravuras – entre xilogravuras e serigrafias – que evidenciam a maneira como o artista combinou abstração geométrica e simbologia afro-brasileira, tendo sido uma das vozes mais relevantes na valorização da arte e memória afro-brasileira.
Há desde obras do início de sua carreira, na década de 60, como as gravuras da série Bahia, quanto trabalhos de seus últimos anos de produção, entre eles as esculturas Navio.
Nascido em 1940 em Santo Amaro (BA), Emanoel dirigiu o Museu de Arte da Bahia (1981–1983), a Pinacoteca do Estado de São Paulo (1992–2001) e fundou, em 2004, o Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera.
Farol Santander – 24º andar. Rua João Brícola, 24, centro. Ter. a dom., 9h/20h. R$ 45,00. Até 22/2.
Suzane von Richthofen volta ao Instagram após “Tremembé”
“Tremembé”: O que se sabe sobre a situação atual de Sandrão?
Luciana Gimenez vende triplex de R$80 milhões para famoso; confira fotos
Revo completa dois anos e redefine a mobilidade aérea em São Paulo
Baião de Dois, o cãozinho levado de petshop dos Jardins, é resgatado em Campos do Jordão





