Fundação Bienal São Paulo anuncia curadoria do Brasil na Bienal de Veneza
O paulista Paulo Tavares e a mineira Gabriela de Matos assinarão o pavilhão brasileiro da mostra que acontece em 2023
A Fundação Bienal de São Paulo anunciou neste sexta-feira (9) a curadoria e o projeto selecionados para representar o Brasil durante a 18a Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, que acontece de 20 de maio a 26 de novembro de 2023.
+ Playmode: exposição interativa no CCBB une jogos e arte
A participação brasileira será organizada pelos arquitetos e pesquisadores Gabriela de Matos e Paulo Tavares, e será intitulada Terra. “A terra é um motivo fundante das concepções, imaginários e narrativas de formação nacional e da representação do Brasil”, explica a dupla no texto de apresentação.
Arquiteta e urbanista mineira, Matos é graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, com especialização em sustentabilidade e gestão do ambiente construído pela UFMG. Na CASACOR 2021, assinou o ambiente de boas-vindas, intitulado Espaço Agô. Foi premiada como Arquiteta do Ano 2020 pelo IAB RJ.
Já Tavares é paulista e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UNB). Foi co-curador da Bienal de Arquitetura de Chicago 2019 e tem três livros publicados: Selva Jurídica (2014), Memória da Terra (2018) e Des-Habitat (2019).
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.