Artista chinesa Cao Fei ganha mostra individual na Pinacoteca
As transformações causadas pelo avanço tecnológico na China são o tema da primeira exposição da artista na América Latina
Cao Fei: o Futuro Não É um Sonho, em cartaz na Pina Contemporânea, o mais novo edifício da Pinacoteca, é a primeira mostra individual da artista chinesa na América Latina.
Os filmes, documentários e videoinstalações exibidos abordam diferentes faces de um mesmo tema: as transformações sociais causadas pelo veloz avanço tecnológico na China nas últimas décadas.
A exposição ocupa a Grande Galeria do espaço com quatro conjuntos de trabalhos, expostos de maneira imersiva, em núcleos chamados Manufatura e Globalização, O Passado e o Presente do Mundo Virtual, Memórias do Socialismo e Sci-fi e Urbanização e Distopia.
No percurso, figuram desde obras recentes, como Duotopia (2022), um protótipo de uma cidade futurista no metaverso chinês, a trabalhos do início da pesquisa de Cao Fei, como i.Mirror (2007), vídeo que acompanha um avatar da artista no simulador virtual Second Life.
A curadoria é de Pollyana Quintella. Pina Contemporânea. Avenida Tiradentes, 273, Luz, ☎ 3324- 1000. ♿ Qua. a seg., 10h/18h. R$ 30,00 (grátis aos sábados). Até 14/4/2024. pinacoteca.org.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 6 de outubro de 2023, edição nº 2862