Restaurante americano de cozinha asiática P.F. Chang’s abrirá a primeira loja paulistana
Mais uma rede americana chega ao Brasil. Desta vez é a cadeia de cozinha asiática P.F. Chang’s, que deve abrir a primeira unidade paulistana no dia 13 de agosto no número 627 da Avenida Presidente Juscelino Kubitschek. Está prevista ainda uma filial carioca no Casa Shopping, na Barra. Sucesso há mais de duas décadas nos […]
Mais uma rede americana chega ao Brasil. Desta vez é a cadeia de cozinha asiática P.F. Chang’s, que deve abrir a primeira unidade paulistana no dia 13 de agosto no número 627 da Avenida Presidente Juscelino Kubitschek. Está prevista ainda uma filial carioca no Casa Shopping, na Barra.
Sucesso há mais de duas décadas nos Estados Unidos, o restaurante, criado pelo chinês Philip Chiang e pelo empresário Paul Fleming, surgiu em Scottdale, no estado da Arizona. Ao longo desse tempo, multiplicou-se em 254 unidades espalhadas por treze países.
Chiang, que nasceu em uma família de restaurateurs – sua mãe foi dona do Mandarin em Los Angeles –, apresenta neste primeiro projeto uma megaloja com 324 lugares distribuídos em três pavimentos. Como todo endereço do grupo, tem decoração padrão, o mesmo estilo de atendimento e menu idêntico.
O cardápio traz pratos preparados em wok e tem inclusive opções unicamente vegetarianas e sem glúten. Não faltam, claro, sugestões de carne. A preparação é expressa: os pratos principais levam no máximo doze minutos para ficar prontos.
Responsável por trazer a marca ao país, a Alsea, operadora mexicana tem em seu portfólio marcas como Burger King e Starbucks. Para garantir a qualidade na inauguração, a empresa deve trazer uma equipe de quarenta pessoas dos Estados Unidos para garantir a qualidade nas primeira duas semanas.
Por e-mail, fiz a seguinte entrevista com o Philip Chiang, que é autor de algumas das receitas servidas no P.F. Chang’s:
Por que o interesse pelo Brasil?
Nós já estamos presentes na América Latina com unidades no México, Argentina, Chile, Colômbia, Panamá e Costa Rica. O Brasil é um país com números muito expressivos de consumo de alimentos fora do lar e grande representatividade econômica, além disso os brasileiros são muito receptivos às diversas tendências internacionais visto o êxito da culinária asiática no país e de outras redes. Hoje o P.F. Chang’s tem mais de 250 restaurantes pelo mundo e não vemos a hora de abrir nosso primeiro restaurante no Brasil!
Como escolheu os parceiros brasileiros?
Alsea é a nossa parceira para toda América Latina, a maior operadora de restaurantes na região. Ambos dividimos a paixão de servir pessoas e nós temos uma grande sinergia de trabalho. Faz sentido entrarmos no mercado brasileiro com eles já que temos sido muito bem sucedidos no México e nos outros mercados latino-americanos.
Como foi o desenvolvimento do cardápio da rede de restaurantes ao longo desses mais de 20 anos?
Muitos dos pratos que estão no cardápio hoje permanecem iguais desde quando a marca foi criada, em 1993. Poucos ajustes foram feitos ao longo do tempo, mas sempre mantendo a essência: inspiração nas maiores regiões da China e sudeste da Ásia, o uso da técnica milenar da wok, com ingredientes frescos e sabores diferentes. Como sou formado em artes, tenho sempre também uma grande preocupação com a apresentação visual de cada prato. Na verdade, eles possuem em geral um equilíbrio entre sabor, textura, cor e aroma, para proporcionar uma ótima experiência gastronômica, e isso sempre é mantido em todos itens do menu.
Quais foram as adaptações necessárias aos pratos da culinária chinesa e asiática? Faz adaptações aos ingredientes locais de cada país em que leva a marca?
O menu e os ingredientes se mantém muito fiéis aos padrões internacionais, as adaptações são feitas em cada país mais aplicadas aos temperos, para se adequar ao paladar local. Dependendo do país, nós customizamos o menu para oferecer itens diferentes que nossos consumidores locais vão gostar. Por exemplo, no Oriente Médio nós não vendemos carne suína ou bebidas alcóolicas. Em Porto Rico, temos um corte de carne local com o nosso toque asiático e no Brasil vamos ter o chopp nacional, caipirinhas e um prato que não consta no menu original: o asian marinated new york steak, que apesar do nome, trata-se de um corte premium de contrafilé e estamos confiantes de que os brasileiros vão adorar.
Quais são as adaptações para a loja de São Paulo?
Não tem nenhuma adaptação específica, apenas é uma flagship (loja conceito) com porte maior então a adaptação é mais de ambientação.
Quais pratos de cardápio são receitas originais?
O nosso mais famoso “famous chang’s chicken lettuce wraps” é a mais original das receitas, muito imitado por outros restaurantes. Mas temos outros também como o dynamite shrimp, chang’s spicy chicken e o walnut shrimp with melon. Originais da China, temos o lo mein, kung pao chicken ou shrimp, mongolian beef entre outros. O famous chang’s chicken lettuce wraps é o número um em vendas no mundo todo e eu amo esse prato porque você pode pedi-lo como uma entrada para dividir ou ainda como um prato principal no almoço por exemplo. Minha mãe servia este prato em seu restaurante nos anos 1960. Eu peguei a receita, a preparei de modo mais simples e ela se tornou um grande sucesso.
O que pensa dessa padronização do paladar mundo afora, não só de seu restaurante, mas das grandes cadeias?
Globalmente há algumas tendências que todos acabam seguindo; como na moda, o mundo da culinária tem adotado alguns desses ingredientes para obviamente estar atualizado com os novos tempos. Entretanto, no P. F. Chang’s, algumas de nossas receitas são eternas. Na verdade, nosso menu ainda é muito parecido com o que abrimos há 20 anos. Claro que temos também pratos mais recentes como o dynamite shrimp que inclusive tem forte influência de Hong Kong, já que os ingleses levaram a maionese para o país.
Por que as lojas são tão grandes?
As duas primeiras lojas do Brasil são flagships e por isso possuem um porte maior, seguindo o modelo de expansão utilizado nos demais países. As próximas lojas poderão ter outros formatos. No P.F. Chang’s, nós tentamos não só oferecer comida de qualidade mas também uma incomparável atmosfera e serviço personalizado. Nossos restaurantes atendem igualmente à famílias, casais, pessoas de negócios e amigos que querem estar em contato com uma ótima refeição.
Qual será o tíquete médio em São Paulo?
Em torno de R$ 65,00.