José Avillez interrompe atividades de todos seus restaurantes em Portugal
Por conta do avanço da Covid-19, o ex-jurado do programa Mestre do Sabor não vai mais oferecer serviços de delivery ou retiradas em suas casas
Um dos chefs lusitanos mais famosos do mundo, José Avillez dediciu, junto com os sócios investidores, interromper as atividades de todos seus restaurantes em Portugal a partir desta quinta (21), para os serviços de delivery e retiradas.
Desde o dia 15, o país vive um novo confinamento (ou lockdown), e o comércio não essencial deve permanecer fechado. Aos restaurantes, está permitido vender apenas comida para viagem. A Covid-19 avança com força por lá — desde março, somam-se 595 149 casos confirmados e quase 10 000 mortes.
Avillez ficou muito conhecido no Brasil por sua participação como um dos jurados do programa Mestre do Sabor, produzido pela Globo por dois anos consecutivos. Em março de 2020, o cozinheiro precisou abandonar as gravações da segunda temporada do reality para retornar à Lisboa por conta do agravamento da pandemia. No lugar dele, entrou Rafa Costa e Silva, do carioca Lasai.
O cozinheiro luso tem participações em endereços como o refinado Belcanto, o Cantinho do Avillez e o Bairro do Avillez, um complexo gastronômico em Lisboa que tive o prazer de conhecer em 2018 a convite do Turismo de Portugal na companhia do meu colega Saulo Yassuda. Também assistimos à premiação do Guia Michelin para a Península Ibérica, que rolou na capital portuguesa. Acreditava-se que o Belcanto ganharia sua terceira estrela na ocasião e seria o primeiro do país a ter essa conquista. Não se confirmou.
Em nota, o Grupo José Avillez ponderou que “se vários clientes precisarem do nosso apoio com refeições durante este tempo de confinamento, poderemos equacionar uma abertura parcial”. A empresa reconhece que esse é um dos momentos mais difíceis que já passaram e que esperam retornar em breve. Desde março, a companhia fechou definitivamente seis restaurantes em Portugal.
Colaborou Saulo Yassuda
+ Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais