Saiba quem são os novos competidores do ‘MasterChef’
Dezoito candidatos amadores disputam o troféu da 12ª temporada do reality show, com estreia em 27 de maio

Promete ser das mais a animadas a 12ª temporada do MasterChef Brasil, cuja estreia é em 27 de maio, como sempre, uma terça-feira, a partir das 22h30.
A seleção dos participantes costuma surpreender. São dezoito amadores em busca do troféu. Eles de digladiarão ao longo de apenas quinze episódios — é uma temporada bem curtinha.
Entre eles, há uma professora de inglês chamada Glória, de origem chinesa, que promete entusiasmar os competidores, como vi em uma das provas.
Há também personagens tão diferentes quanto um engenheiro ambiental, uma designer náutica e uma técnica de enfermagem, todos de diferentes partes do país. Quem mais tem o pé na cozinha profissional é barista Felipe B.
Em comum, todos têm o sonho de serem reconhecidos por seus dotes culinários.
Saiba quem são os competidores:
André

31 anos, pecuarista, Santo Antônio da Alegria (SP)
Precisar não precisa. Mas André estará em cena sempre de chapéu de boiadeiro, para reafirmar as raízes caipiras. No campo, costuma tratar do gado e de cavalos. É também responsável pelas refeições familiares.
Daniela

49 anos, advogada, Petrópolis (RJ)
Acostumada aos tribunais, a advogada deixou sua serrana Petrópolis para testar seus conhecimentos culinários. Seu mix de receitas passa por Salvador, onde morou, e pela Itália, país de origem da família de uma de suas avós.
Felipe B.

33 anos, barista, Rio de Janeiro (RJ)
Engenheiro de formação, o cozinheiro amador carioca descobriu a paixão pelo café durante um intercâmbio na Austrália. Dono de uma cafeteria, é barista premiado e torrador se grãos. Seu aprendizado não passa por sala de aula, mas pelos vídeos que acompanha no YouTube.
Felipe M.

33 anos, publicitário, Ribeirão Preto (SP)
A paixão pela gastronomia levou o publicitário paulista a uma ousadia: deixar o trabalho em uma agência de influenciadores para ingressar no reality. Uma mistura étnica em casa faz com que tenha um paladar diverso: é filho mãe africana e pai japonês. Tem ainda ascendência libanesa, que deve influenciar sua produção.
Fernanda

34 anos, árbitra, Criciúma (SC)
Entra em campo na disputa culinária uma ex-árbitra, bandeirinha e comentarista esportiva. A representante de Santa Catarina troca o uniforme pelo avental e o campo esportivo pela cozinha. Para ela, agora a bola rola em direção ao fogão e terá muitos dribles pela frente se quiser chegar à final.
Flávia

26 anos, técnica em enfermagem, Teófilo Otoni (MG)
A técnica de enfermagem mineira que encara o trabalho tenso de uma UTI troca a rotina do hospital pela pressão na cozinha. É uma resistente. Desde que completou a maioridade oito anos atrás, vem ser inscrevendo e finalmente foi selecionada. Para conquistar a vaga, contou com o apoio da esposa.
Gloria

66 anos, professora de idiomas, Hong Kong (China)
Professora de inglês e chinês, Gloria nasceu em Hong Kong e veio para o Brasil aos quatros anos. Além de amar idiomas, a competidora mais velha do programa adora cozinhar, paixão que herdou do pai, que trabalhou como chef de cozinha. Em casa, costumava preparar refeições para os três filhos.
Guilherme

19 anos, estudante, São Paulo (SP)
Mais novo entre os competidores, o paulistano de 19 anos não esconde ser fã de um curioso coquetel musical: a chanson francesa e o rock’n roll. Apesar da pouca idade, o estudante de administração, que sonha em ser dono de um restaurante, sonha em impressionar os jurados com seus dotes culinários.
Leonela

29 anos, advogada, Santa Bárbara (BA)
Vem do interior da Bahia a advogada que sonha em vencer diante do fogão. A experiência com as câmeras surgiu durante a pandemia, quando começou a produzir conteúdo culinário e apresentá-lo nas redes sociais.
Lucas

31 anos, engenheiro ambiental, Brasília (DF)
Vindo da Capital Federal, o engenheiro ambiental fez carreira no serviço público. Fã de esporte, dedica-se ao triathlon. Foi durante a lua de mel pela Ásia que descobriu o interesse pela culinária. Desde essa época, é responsável pela refeições preparadas em casa.
Naiara

28 anos, designer náutico, Indaial (SC)
Com uma profissão rara, a catarinense Naiara é designer de iates e barcos de luxo. Moradora dr Balneário Camboriú, vai usar sua expertise no desenho de cozinha náuticas durante as provas desta desta temporada.
Ricard

32 anos, psicólogo, Campina Grande (PB)
A cozinha regional é o foco do psicólogo e psicanalista paraibano. Ao longo de sua permanência em busca do troféu quer demonstrar a riqueza da culinária de seu estado natal, em especial pela presença de ingredientes que são considerados muito simples.
Rodrigo

35 anos, comerciante, Volta Redonda (RJ)
Depois de ter trabalhado como advogado e jornalista, o comerciante fluminense ajuda os pais a tocar uma loja de equipamentos mecânicos. O interesse pela arte culinária foi passado, não em casa, mas pela ex-sogra, por quem nutre carinho e admiração.
Salomar

47 anos, empresário, Brasília (DF)
Nascido em Brasília e criado em Salvador, o empresário tomou gosto pelo fogão vendo o pai no comando do restaurante que a família tinha na paradisíaca Trancoso. Sua formação profissional inclui o curso de educação física, assim como uma carreira como modelo publicitário.
Sofia

26 anos, relações públicas, São Paulo (SP)
A formação em publicidade não foi suficientes para a relações públicas paulistana. Com a chama da paixão pela cozinha, desistiu da carreira em comunicação para cursar gastronomia. Vê na nova faculdade a oportunidade se se aprofundar profissionalmente na área.
Taynan

33 anos, dentista, Rio de Janeiro (RJ)
Não é a primeira vez que a dentista carioca tenta brilhar no MasterChef Brasil. A primeira tentativa foi na 10ª temporada, mas o avental escapou de sua mãos. Com país nascidos no Nordeste que adoram cozinhar em casa, Taynan acredita que essa formação familiar é sua maior influência para estar no programa.
Teresa

29 anos, engenheira, Foz do Iguaçu (PR)
Na certidão de batismo a cidade de nascimento é Foz do Iguaçu. Mas essa descendente de chineses cresceu no Paraguai, passou uma temporada nos Estados Unidos e, no momento, vive em São Paulo. Seu repertório inclui de um sorvete de tacacá amazônico às receitas do estrelado chef italiano Massimo Bottura.
Vitória

22 anos, empreendedora, Cianorte (PR)
O aprendizado na cozinha começou cedo, ao acompanhar o trabalho da avó merendeira e do pai cozinheiro. Essa foi a dupla inspiradora para a empreendedora paranaense que trabalhava na área de marketing digital antes de entrar no reality .
Além de ser exibido todas as terças, a partir de 27 de maio, sempre às 22h30, pela primeira vez haverá reapresentação na tela da Band aos domingos, às 16h.
O programa também poderá ser visto toda sexta, a partir do dia 30, às 19h, no canal Discovery Home & Health e na plataforma de streaming Max.