Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, programa de entrevistas e receitas no YouTube. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Morre Roberto Loscalzo (1944-2025), fundador da pizzaria Veridiana

O empresário foi um dos pioneiro no conceito das megapizzarias com salões grandiosos, iluminação difusa, música de piano e com reforço no serviço atencioso

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 jul 2025, 12h34
roberto-loscalzo-morte-veridiana-pizzaria-25-anos
Loscalzo: em cerimônia do 50 Top Pizza América Latina 2025 (Nina Loscalzo/Divulgação)
Continua após publicidade

Criador de casas como a Veridiana, com três unidades paulistanas, e da extinta Via Blu, que funcionou no Itaim Bibi, Roberto Loscalzo foi um dos pioneiros a revolucionar o conceito de pizzaria na capital.

Indo para além do modelo de lugares, na maioria das vezes, muito simples, acanhados mesmo, ele foi um dos criadores do conceito das megapizzarias.

O restaurateur visionário partiu no último dia 25, aos 81 anos, em consequência de uma pneumonia que contraiu em uma viagem de férias pela Itália e pela Turquia.

“Ele permaneceu quarenta dias internado, teve melhoras, mas não conseguiu se recuperar”, conta o sócio Jeremias Pereira.

roberto-loscalzo-morte-veridiana-pizzaria-25-anos
Roberto Loscalzo: com a equipe da Veridiana em comemoração dos 25 anos da pizzaria (Rodolfo Regini/Divulgação)

Ao ser inaugurada, a Via Blu, em 1998, apresentava um conceito diferenciado de pizzaria. Era um ambiente gigantes, à meia-luz, com um caprichado paisagismo e música ao vivo para embalar a refeição. Também reforçou a qualidade do atendimento e se preocupou em introduzir produtos como ricota e queijo de cabra.

Continua após a publicidade

Era comum o som do piano dedilhado com clássicos da MPB e standards de jazz. A decoração, com requintes, era pensada pela viúva, Célia Alves. “O Roberto fez do comer em uma pizzaria uma experiência”, afirma Jeremias. “Ele mudou o estilo desse tipo programa.”

Antes mesmo de se desligar da Via Blu, o empresário começou a montagem da primeira Veridiana em um casarão do início do século XX, que foi ampliado com a anexação de um imóvel vizinho, onde funcionou o histórico Juão Sebastião Bar, reduto paulistano da Bossa Nova, criado por Paulo Cotrim, que viria a se tornar crítico de restaurantes do extinto Jornal da Tarde.

A inauguração dessa primeira unidade, há exatos 25 anos, comemorados em junho com um festival com chefs convidados, causou furor. Todo mundo queria comer no salão de pé-direito alto pelo qual se espalhavam palmeiras, samambaias e outros verdes no cenário de tijolos.

Entre os charmes especiais, foram mantidas as portas de caviúna e as janelas de pinho-de-riga. O antigo porão, em forma de arcos, foi ocupado pela adega climatizada, assim como por quatro saletas, recomendadas para um encontro a dois.

Continua após a publicidade

Na época da abertura, minha colega Silvana Azevedo recomendava sobre a massa que variava de fina a grossa as coberturas napoli in calabria (calabresa fatiada, ricota e molho de tomate) e sapore di parma (muçarela e presunto cru), trazidas do cardápio da Via Blu. Cartão de visitas da casa era a seleção de antepastos de produção própria.

Junto com o sócio Tonino Grieco, o empresário inaugurou ainda uma unidade de linhas modernas no Jardim Paulistano em 2005 e outra num velho casarão de Perdizes em 2014.

Roberto participou no dia 10 de abril, em cerimônia realizada no Rio de Janeiro, da premiação 50 Top Pizza América Latina 2025. A Veridiana ficou na 11ª posição. Em 8 de setembro, ele iria à Nápoles para acompanhar o resultado mundial do ranking italiano.

Continua após a publicidade

Loscalzo, que foi velado no Funeral Home, na Bela Vista,  deixou a mulher, Célia, cinco filhos e dois netos.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de 32,90/mês