Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, programa de entrevistas e receitas no YouTube. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Dia do Kimchi: degustação gratuita do prato-símbolo da Coreia do Sul

Evento no Bom Retiro, realizado pelo Consulado Coreano, apresenta o fermentado picante de acelga e outros vegetais na forma de uma panqueca

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 nov 2025, 19h27
kimchi-prato-coreia-do-sul
Kimchi: considerado patrimônio imaterial do país asiático pela Unesco desde 2013 (Ligia Skowronski/Veja SP)
Continua após publicidade

Depois de conquistar brasileiros com K-pop e doramas, a Coreia do Sul agora foca em outro representante cultural: o kimchi, o prato que é o símbolo e orgulho culinário do país.

De tão importante para a gastronomia sul-coreana, o kimchi tem uma data para chamar de sua. O Dia do Kimchi é comemorado mundialmente em 22 de novembro.

Para promover o prato, o governo do país asiático, por meio do aT Center – Korea Agro-Trade Center, seu escritório comercial, participa da Feira do Bom Retiro, neste sábado (22) a partir das 13h,  quando realiza um evento com degustação gratuita de panqueca de kimchi, por conhecida por kimchi jeong.

Também está programada uma mostra de produtos criados por alunos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que participaram de um desafio que uniu história, consumo, oficinas práticas e criação de estratégias de comunicação. Muitos nunca tinham provado o prato e terminaram o projeto propondo marcas, embalagens e ações pensadas para o mercado brasileiro.

A festa celebra ainda o Kimjang, o ritual comunitário de preparo da receita, reconhecido pela Unesco como patrimônio cultural imaterial em 2013

Continua após a publicidade

Na Coreia do Sul, famílias inteiras se reúnem antes do inverno para preparar grandes quantidades do prato. Com a degustação, a proposta é apresentar o kimchi a quem ainda não tem familiaridade com o sabor.

A atividade deste sábado também acompanha ainda o interesse crescente por alimentos ligados ao bem-estar. O aT Center – Korea Agro-Trade Center reforça que o kimchi é rico em fibras, vitaminas e antioxidantes e ganha probióticos durante a fermentação, combinação associada a benefícios para a microbiota intestinal e para a saúde em geral.

Com essas qualidades, o prato em versão importada começa a ser mais consumido no Brasil. De acordo  escritório comercial do governo sul-coreano, as importações do fermentado — em lata ou sachê — passaram de US$ 700 em 2022 para US$ 24 000 em 2024. São números apontam para um potencial consumo em solo nacional.

Continua após a publicidade

Feira do Bom Retiro.
Rua Cônego Martins, s/nº, Bom Retiro. Telefone 3286-0059. Sábado (22),  9h às 17h.  Grátis.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de 28,90/mês