Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Cecilia, de ex-MasterChef a chef de verdade no La Cocotte

Foi uma tremenda surpresa na madrugada de ontem quando se soube o nome do concorrente eliminado. Sobrevivente à pegadinha da arraia, a carioca Cecilia Padilha ganhou o passe livre. Ao preparar um jantar romântico, esqueceu de incluir um dos ingredientes essenciais escolhido por ela. Deixou de fora o champanhe, ou melhor, o molho preparado com […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 fev 2017, 14h29 - Publicado em 3 dez 2014, 18h56
Mchef_Cecília

Cecilia: estreia como chef em bistrô bacana nos Jardins (Foto: divulgação)

Foi uma tremenda surpresa na madrugada de ontem quando se soube o nome do concorrente eliminado. Sobrevivente à pegadinha da arraia, a carioca Cecilia Padilha ganhou o passe livre. Ao preparar um jantar romântico, esqueceu de incluir um dos ingredientes essenciais escolhido por ela. Deixou de fora o champanhe, ou melhor, o molho preparado com a bebida. Não teve jeito. Quem não respeita as regras vai para casa. E foi o que aconteceu.

+ MasterChef Brasil tem final antecipada

Justo Cecilia, uma das mais fortes concorrentes, uma das campeãs em receber elogios dos implacáveis jurados. O mais espantoso é ter perdido para o Jaime, um concorrente que nunca pareceu dos mais fortes.

Continua após a publicidade
La Cocotte: cozinha com consultoria de Jacquin

La Cocotte: cozinha com consultoria de Jacquin (Foto: Juliana Sant’Anna)

A saída de Cecilia que nem sempre os mais preparados chegam à final. Antes dela, uma baixa que causou comoção foi a de Flávio Takemoto, talvez um dos mais hábeis competidores, que sempre tratou o jogo como uma disputa. Era claro que Flávio, um cara mais cerebral, estava lá para vencer e calculava cada um dos seus passos. Tanto que foi ele que sugeriu que Cecilia, a quem sempre considerou muito forte, tivesse como ingrediente principal uma arraia.

+ Os MasterChefs Mohamad, Bianca e Martin cozinham com Bel Coelho
+ Esfano Zaquini depois da saída do MasterChef

Continua após a publicidade

Como nesse tipo de competição não há lógica, Flávio tropeçou no que parecia mais simples: preparar um prato que lembrasse a infância (acho que isso não é MasterChef – já imaginou quanta gente faria brigadeiro?). Ele fez um simplíssimo risoto japonês mas com tanta intervenção que virou negócio de aparência rococó. Saiu de lá em lágrimas, comoveu os espectadores e tuiteiros de plantão. Para curar as mágoas, foi cozinhar na Feira Gastronômica de Osasco, como me contou pelo Twitter. Disse também que fez sucesso, mas serviu siri. Nada de arraia ou do pinguim de geladeira que Cecilia prometeu dar ao oponente que quase a levou a nocaute.

Flavio Takemoto: na do MasterChef direto para a feirinha culinária de Osasco

Flavio Takemoto: na do MasterChef direto para a feirinha culinária de Osasco (Foto: divulgação)

Louvei a atitude de Cecilia. Ela que foi uma chorona em muitos dos episódios anteriores, saiu altiva, sem derrubar uma mísera lágrima. Aliás, para surpresa geral, quem abriu o berreiro foi a jurada Paola Carosella. Impressionante, não combina com ela que faz cara de esfinge o tempo todo. Ou seja, as esfinges também choram.

Continua após a publicidade

Como se tratava de um jantar romântico, o politatuado Henrique Fogaça garantiu que namoria Elisa, mas queria passar longe da Cecília. Não havia interesse nas ostras dela, nem mesmo nas vieiras. Depois de ter ajudado a despachar a moça, o chef Erick Jacquin jurou para ela: “adorrro” a sua comida. Parecia lorota, né? Mas o cozinheiro não mentiu.

A convite de Jacquin, Cecilia fará sua estreia como grande chef. Ela elaborou um menu com entrada, prato e sobremesa que será servido no La Cocotte Bistrot, restaurante francês com consultoria de Jacquin. Será no dia 17, uma quarta, daqui a duas semanas. Ou seja, um dia após se saber quem ganhará o MasterChef Brasil.

Para participar desse jantar, é necessário desembolsar 125 reais.

Continua após a publicidade

Cardápio

Couvert (da casa)

Tartar de salmão oriental (entrada)

Continua após a publicidade

Camarão com molho de manga com a famosa farofa (prato principal)

Musse de chocolate branco e frutas do bosque (sobremesa)

A conferir.

+ Receita de bolo brigadeiro sem leite condensado
+ Receita: tiramisu original. É  bico!

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.