Imagem Blog

VEJA SÃO PAULO 30 anos

Por Blog
Os temas, reportagens e fotos que a Vejinha estampou em suas páginas para contar a história das últimas três décadas na capital
Continua após publicidade

Em 1989, Paulista já era “passarela do protesto”

  Neste domingo, a Avenida Paulista terá mais um protesto com concentração no Masp. É algo que tem acontecido com frequência: atos contra o PT, a favor do governo, pela crise da água, contra o aumento da tarifa, pela volta da ditadura militar, em prol dos índios, em defesa da liberação da maconha, pelas condições de trabalho dos […]

Por ncosta
Atualizado em 26 fev 2017, 16h45 - Publicado em 14 ago 2015, 16h03

Masp - Protestos

 

Neste domingo, a Avenida Paulista terá mais um protesto com concentração no Masp. É algo que tem acontecido com frequência: atos contra o PT, a favor do governo, pela crise da água, contra o aumento da tarifa, pela volta da ditadura militar, em prol dos índios, em defesa da liberação da maconha, pelas condições de trabalho dos professores, respeito aos direitos gays – tudo acontece ali.

A história mostra que a avenida símbolo da cidade tem mesmo uma certa vocação política. Em março de 1989, a VEJA SÃO PAULO publicou uma matéria falando dessas manifestações, que já tinham virado rotina na Paulista. “Das comemorações feitas por torcedores nas finais de campeonato às passeatas de trabalhadores reivindicando aumento de salário, o ponto comum é sempre a escolha do lugar”, dizia o texto publicado há 26 anos.

Até o vice-presidente da Cuba à época teve que trafegar na Paulista pela contramão para escapar do congestionamento. “No fundo, os manifestantes não escolhem a avenida à toa – eles querem fazer com que sua reivindicação tenha repercussão. E, para isso, nada melhor que parar uma artéria importante da cidade. É dessa forma que, no final das contas, a Paulista acaba parecendo mais um ‘reivindicódromo”, continua a reportagem. Não parece bem atual?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.