Zagallo morre aos 92 anos
Um dos grandes nomes do futebol mundial, Mário Jorge Lobo Zagallo foi a única pessoa presente em quatro títulos de Copa do Mundo

Morreu às 23h40 desta sexta-feira, aos 92 anos, Mario Jorge Lobo Zagallo, um dos grandes nomes da história do futebol mundial e única pessoa a estar presente em quatro títulos de Copa do Mundo: em 1958 e 1962, como jogador, em 1970, como técnico, e em 1994, como coordenador técnico.
Em setembro de 2023, Zagallo ficou cerca de 20 dias no hospital com infecção urinária. No dia 26 de dezembro, foi novamente internado no Hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro, e morreu na noite desta sexta, vítima de falência múltipla dos órgãos.
Durante todo o sábado (6), clubes de futebol lamentaram sua partida. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também se pronunciou e decretou sete dias de luto.
O velório, aberto ao público, ocorrerá na sede da CBF partir das 9h30 deste domingo (7), com sepultamento às 16h no Cemitério São João Batista.
Multicampeão
Zagallo foi o único futebolista tetracampeão da Copa do Mundo. Nascido em Atalaia (AL), atuava como ponta-esquerda e começou nas categorias amadoras do América-RJ. No clube do coração, conquistou seu primeiro título, o Campeonato de Amadores do Rio de Janeiro. Também conquistou o Torneio Início do Campeonato Carioca, em 1949.
Além das quatro façanhas, ele treinou o Brasil nas edições de 1974 e 1998 e fez parte da comissão técnica no mundial de 2006, ao lado do também multicampeão Carlos Alberto Parreira.
+ Conheça 24 novidades na cidade para 2024
Sua carreira rendeu a mais alta honraria da Fifa: o prêmio de Ordem de Mérito da entidade, concedido em 1992. O brasileiro tornou-se o primeiro esportista da história a receber a condecoração.
Alagoano-carioca
Mário Jorge nasceu em 9 de agosto de 1931 e, com menos de um ano, passou a morar no Rio de Janeiro, no bairro da Tijuca. No América, tradicional clube da zona norte, passou a integrar as equipes de base na adolescência, apesar da inicial desaprovação do pai.
De forma indireta, Zagallo participou de sua primeira Copa do Mundo aos 19 anos, quando atuava como soldado da Polícia do Exército e visitou o Maracanã em julho de 1950 — ocasião em que o uruguaio Alcides Ghiggia tirou o mundial do Brasil, no episódio conhecido por “Maracanaço”.
Flamengo, Botafogo e seleção
Em 1950, Zagallo deixou o América rumo ao Flamengo, como ponta-esquerda. Por lá, ficou conhecido como “Formiguinha”.
Ele ficou no rubro-negro até 1958, assinou com o Botafogo e ganhou uma série de outros títulos, encerrando sua trajetória vencedora como atleta entre 1965 e 1966.
Técnico
Aos 34 anos, o jogador virou treinador do Botafogo. Além de comandar os quatro times do Rio, Zagallo se aventurou no Kuwait, na Arábia Saudita e nos Emirados Arábes entre o fim dos anos 1970 e início dos anos 1990.
Apaixonado pela seleção brasileira, o alagoano-carioca comandou o histórico esquadrão da Copa de 1970 e tornou-se o técnico que mais vezes dirigiu o Brasil. O amor pela camisa brasileira rendeu mais um título: em 1994, atuou como coordenador técnico do elenco que tornou-se tetracampeão mundial.