Continua após publicidade

Confira as projeções dos votos para o impeachment

São necessários 342 votos para a abertura do processo contra a presidente Dilma Rousseff

Por Veja São Paulo
Atualizado em 27 dez 2016, 18h27 - Publicado em 17 abr 2016, 15h34

Momentos antes da votação para o pedido de abertura do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) não havia certeza qual lado sairá vencedor. De acordo com apuração de VEJA, 344 deputados votarão contra o governo. Outros 129 apoiarão a presidente. São necessários 342 votos dos 513 deputados para a abertura do processo. O veto ao impedimento demanda 176 votos.

+ Saiba tudo sobre a votação e as manifestações neste 17 de abril

Segundo o vice-presidente do PMDB, o ex-ministro Eliseu Padilha, há 370 votos a favor do impeachment. “Estamos confiantes. O último cálculo soma 370 a favor do impeachment, disse. Nessa manhã, ele visitou as liderança do PSDB, DEM, PSB, PSD, PPS e PMDB para agradecer o apoio ao vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP). Já o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), falou em um número maior: 380. 

A contagem feita pelo jornal Folha de S.Paulo aponta que há 349 deputados a favor do impeachment e e 130 contrários. Há ainda catorze indecisos, catorze que não declararam o voto, três que não responderam e e dois que não foram encontrados. O painel da votação feito pelo jornal O Estado de S.Paulo indica 350 parlamento pró-impeachment, 133 contra.

Continua após a publicidade

O o requerimento do pedido de impeachment foi feito pela advogada Janaína Paschoal, o jurista Miguel Reale Jr e o ex-fundador do PT, Helio Bicudo, que acusam a presidente de crimes de responsabilidade fiscal, as chamadas pedaladas fiscais.

+ A jornalista Renata Lo Prete se destaca na cobertura da crise política 

A votação na Câmara dos Deputado deve começar às 15h e se estender até por volta das 21h. A votação será aberta e nominal e começará pelos deputados do Norte e será feita em alternância entre os parlamentares do Norte e do Sul. Dentro de cada estado, a ordem de votação é alfabética.

Continua após a publicidade

A previsão é que cada deputado gastará, em média, 30 segundos para votar, contado os deslocamentos e pequenos discursos.

Caso o impeachment seja aprovado na Câmara, o processo será encaminhado para o Senado, que terá de decidir se acolhe a denúncia. No senador, são necessários 41 votos para que o impeachment passe.

Levantamento feito por VEJA mostra que 44 senadores devem votar contra Dilma. Após a aprovação do pedido no Senado, a presidente é afastada do cargo por 180 dias enquanto espera o julgamento, no qual pode ser inocentada ou condenada. Se for considerada culpada por prática as chamadas “pedaladas fiscais”, ela perde o mandato e fica inelegível por oito anos. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.